A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em Matemática
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
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Resumo: | Resumo: Mediante pesquisa qualitativa, analisamos a percepção de professores formadores ligados ao campo da educação matemática a respeito da integração das tecnologias digitais como uma ferramenta pedagógica na licenciatura em matemática. Os dados foram construídos por meio de entrevistas feitas com seis professores formadores de diferentes Estados brasileiros. Para análise dos dados utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo. Dos resultados obtidos, os professores formadores defendem que durante a formação inicial do professor de matemática seja inserida a maior quantidade possível de ferramentas tecnológicas. Inferem que, na organização da disciplina, constem momentos de estudos teóricos a respeito do uso didático das tecnologias na escola básica, assim como o desenvolvimento de atividades práticas utilizando as ferramentas tecnológicas. Conclui-se que a organização da prática dos formadores entrevistados aponta para o estudo teórico como algo indispensável, porém, deve ser destinado mais tempo para o desenvolvimento de atividades práticas que integrem docência e novas tecnologias digitais. |
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A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em MatemáticaEnsino de matemáticaFormação inicial do professorInformática e educaçãoDiscurso do sujeito coletivoResumo: Mediante pesquisa qualitativa, analisamos a percepção de professores formadores ligados ao campo da educação matemática a respeito da integração das tecnologias digitais como uma ferramenta pedagógica na licenciatura em matemática. Os dados foram construídos por meio de entrevistas feitas com seis professores formadores de diferentes Estados brasileiros. Para análise dos dados utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo. Dos resultados obtidos, os professores formadores defendem que durante a formação inicial do professor de matemática seja inserida a maior quantidade possível de ferramentas tecnológicas. Inferem que, na organização da disciplina, constem momentos de estudos teóricos a respeito do uso didático das tecnologias na escola básica, assim como o desenvolvimento de atividades práticas utilizando as ferramentas tecnológicas. Conclui-se que a organização da prática dos formadores entrevistados aponta para o estudo teórico como algo indispensável, porém, deve ser destinado mais tempo para o desenvolvimento de atividades práticas que integrem docência e novas tecnologias digitais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100205Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Elivelton SerafimAndrade,Silvanio depor2021-03-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100205Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:16.589147Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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