Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felisberto da Silva, Alice
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116
Resumo: No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. 
id USF_de1e6680b5ab371b7c942bedf5296a0c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/116
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimentoEscolaFamíliaCoordenador Pedagógico.No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/11610.24933/horizontes.v33i1.116Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116/78Felisberto da Silva, AliceBariani de Arruda Fachini, Maria Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/116Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.767949Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
title Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
spellingShingle Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
Felisberto da Silva, Alice
Escola
Família
Coordenador Pedagógico.
title_short Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
title_full Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
title_fullStr Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
title_full_unstemmed Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
title_sort Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
author Felisberto da Silva, Alice
author_facet Felisberto da Silva, Alice
Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela
author_role author
author2 Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felisberto da Silva, Alice
Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família
Coordenador Pedagógico.
topic Escola
Família
Coordenador Pedagógico.
description No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116
10.24933/horizontes.v33i1.116
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i1.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116/78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438918008832