A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Deus da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Porto, Rozimeire Soares de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467
Resumo: Este artigo surgiu a partir da inquietude acadêmica no sentido de compreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento do conhecimento humano. Teve como base a linha teórica de Vygostky na perspectiva socioconstrutivista, nos estudos de Luria, Leontiev e Davidov no processo dialético de ir e vir, de aprender, de questionar, de (re)aprender e compreender a mutabilidade dos conhecimentos humanos como resultante do processo histórico-cultural. A partir da incompletude humana e dos processos mediatizados socialmente no decorrer da filogênese, buscou-se identificar os meios socioculturais que influenciam o desenvolvimento do conhecimento humano desde a infância. Considerando a fala, os sistemas de contagem e escrita como Funções Psicológicas Superiores, um atributo tipicamente humano, a discussão trouxe para o âmbito dos processos educativos, a importância da escola como ambiente socializador no tocante às novas e variadas formas educacionais, como por exemplo às questões de classe, etnia, gênero e cultura. Tendo como referência as conquistas (antigas ou novas) e o quanto essas se transformam gradativamente em conhecimento, habilitando a espécie humana a se transformar e transformar seu entorno. O artigo propõe, ainda, uma valorização dos instrumentos sociais no processo formativo do pensamento teórico do conhecimento matemático. Por fim, assim como Vygostky, a discussão aqui proposta visa ressaltar a importância dos diversos tipos de cultura na construção dos processos psicológicos das Funções Psicológicas Superiores e do desenvolvimento das capacidades humanas sendo estes idênticos para todos os seres humanos em diferentes culturas e épocas. 
id UFPA-6_a518e381b6cf0e8f3f7aae067dec964a
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/467
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação MatemáticaFilogeniaconhecimento humanoelementos socioculturaisEste artigo surgiu a partir da inquietude acadêmica no sentido de compreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento do conhecimento humano. Teve como base a linha teórica de Vygostky na perspectiva socioconstrutivista, nos estudos de Luria, Leontiev e Davidov no processo dialético de ir e vir, de aprender, de questionar, de (re)aprender e compreender a mutabilidade dos conhecimentos humanos como resultante do processo histórico-cultural. A partir da incompletude humana e dos processos mediatizados socialmente no decorrer da filogênese, buscou-se identificar os meios socioculturais que influenciam o desenvolvimento do conhecimento humano desde a infância. Considerando a fala, os sistemas de contagem e escrita como Funções Psicológicas Superiores, um atributo tipicamente humano, a discussão trouxe para o âmbito dos processos educativos, a importância da escola como ambiente socializador no tocante às novas e variadas formas educacionais, como por exemplo às questões de classe, etnia, gênero e cultura. Tendo como referência as conquistas (antigas ou novas) e o quanto essas se transformam gradativamente em conhecimento, habilitando a espécie humana a se transformar e transformar seu entorno. O artigo propõe, ainda, uma valorização dos instrumentos sociais no processo formativo do pensamento teórico do conhecimento matemático. Por fim, assim como Vygostky, a discussão aqui proposta visa ressaltar a importância dos diversos tipos de cultura na construção dos processos psicológicos das Funções Psicológicas Superiores e do desenvolvimento das capacidades humanas sendo estes idênticos para todos os seres humanos em diferentes culturas e épocas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467/458Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Deus daPorto, Rozimeire Soares de Oliveira2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/467Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
title A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
spellingShingle A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
Silva, Maria Deus da
Filogenia
conhecimento humano
elementos socioculturais
title_short A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
title_full A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
title_fullStr A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
title_full_unstemmed A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
title_sort A Teoria Histórico-Cultural na perspectiva da Educação Matemática
author Silva, Maria Deus da
author_facet Silva, Maria Deus da
Porto, Rozimeire Soares de Oliveira
author_role author
author2 Porto, Rozimeire Soares de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Deus da
Porto, Rozimeire Soares de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Filogenia
conhecimento humano
elementos socioculturais
topic Filogenia
conhecimento humano
elementos socioculturais
description Este artigo surgiu a partir da inquietude acadêmica no sentido de compreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento do conhecimento humano. Teve como base a linha teórica de Vygostky na perspectiva socioconstrutivista, nos estudos de Luria, Leontiev e Davidov no processo dialético de ir e vir, de aprender, de questionar, de (re)aprender e compreender a mutabilidade dos conhecimentos humanos como resultante do processo histórico-cultural. A partir da incompletude humana e dos processos mediatizados socialmente no decorrer da filogênese, buscou-se identificar os meios socioculturais que influenciam o desenvolvimento do conhecimento humano desde a infância. Considerando a fala, os sistemas de contagem e escrita como Funções Psicológicas Superiores, um atributo tipicamente humano, a discussão trouxe para o âmbito dos processos educativos, a importância da escola como ambiente socializador no tocante às novas e variadas formas educacionais, como por exemplo às questões de classe, etnia, gênero e cultura. Tendo como referência as conquistas (antigas ou novas) e o quanto essas se transformam gradativamente em conhecimento, habilitando a espécie humana a se transformar e transformar seu entorno. O artigo propõe, ainda, uma valorização dos instrumentos sociais no processo formativo do pensamento teórico do conhecimento matemático. Por fim, assim como Vygostky, a discussão aqui proposta visa ressaltar a importância dos diversos tipos de cultura na construção dos processos psicológicos das Funções Psicológicas Superiores e do desenvolvimento das capacidades humanas sendo estes idênticos para todos os seres humanos em diferentes culturas e épocas. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023008.id467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/467/458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023008
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002160209920