POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Ambrosio, Ubiratan
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355
Resumo: Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.
id UFPA-6_a7091114685c6bb0f637bfe7ba28a5ba
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/355
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICAHistóriaMatemáticaEducaçãoEducação MatemáticaNeste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355REMATEC; v. 8 n. 12 (2013); 07-212675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355/355Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’Ambrosio, Ubiratan2022-10-15T14:16:45Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/355Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:16:45Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
spellingShingle POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
D’Ambrosio, Ubiratan
História
Matemática
Educação
Educação Matemática
title_short POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_fullStr POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_sort POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
author D’Ambrosio, Ubiratan
author_facet D’Ambrosio, Ubiratan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Ambrosio, Ubiratan
dc.subject.por.fl_str_mv História
Matemática
Educação
Educação Matemática
topic História
Matemática
Educação
Educação Matemática
description Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355/355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 12 (2013); 07-21
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004186058752