POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355 |
Resumo: | Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho. |
id |
UFPA-6_a7091114685c6bb0f637bfe7ba28a5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/355 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICAHistóriaMatemáticaEducaçãoEducação MatemáticaNeste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355REMATEC; v. 8 n. 12 (2013); 07-212675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355/355Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessD’Ambrosio, Ubiratan2022-10-15T14:16:45Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/355Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:16:45Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA D’Ambrosio, Ubiratan História Matemática Educação Educação Matemática |
title_short |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_sort |
POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
author |
D’Ambrosio, Ubiratan |
author_facet |
D’Ambrosio, Ubiratan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’Ambrosio, Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Matemática Educação Educação Matemática |
topic |
História Matemática Educação Educação Matemática |
description |
Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355/355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 12 (2013); 07-21 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004186058752 |