RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolino Pires, Célia Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos Cerqueira, Dermeval, Oliveira, Emílio Celso de, Rosenbaum, Luciane Santos, Oliveira Dias, Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas.  Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula.
id UFPA-6_a996e28849c9aba6d4f1d89e88351815
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/334
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINACurrículos de MatemáticaEstudos ComparativosResolução de ProblemasO presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas.  Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 122-1482675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334/334Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarolino Pires, Célia MariaSantos Cerqueira, DermevalOliveira, Emílio Celso deRosenbaum, Luciane SantosOliveira Dias, Marcelo de2022-10-15T14:10:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/334Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:10:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
title RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
spellingShingle RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Carolino Pires, Célia Maria
Currículos de Matemática
Estudos Comparativos
Resolução de Problemas
title_short RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
title_full RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
title_fullStr RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
title_full_unstemmed RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
title_sort RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
author Carolino Pires, Célia Maria
author_facet Carolino Pires, Célia Maria
Santos Cerqueira, Dermeval
Oliveira, Emílio Celso de
Rosenbaum, Luciane Santos
Oliveira Dias, Marcelo de
author_role author
author2 Santos Cerqueira, Dermeval
Oliveira, Emílio Celso de
Rosenbaum, Luciane Santos
Oliveira Dias, Marcelo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolino Pires, Célia Maria
Santos Cerqueira, Dermeval
Oliveira, Emílio Celso de
Rosenbaum, Luciane Santos
Oliveira Dias, Marcelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos de Matemática
Estudos Comparativos
Resolução de Problemas
topic Currículos de Matemática
Estudos Comparativos
Resolução de Problemas
description O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas.  Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 122-148
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004150407168