RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas. Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula. |
id |
UFPA-6_a996e28849c9aba6d4f1d89e88351815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/334 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINACurrículos de MatemáticaEstudos ComparativosResolução de ProblemasO presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas. Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 122-1482675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334/334Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarolino Pires, Célia MariaSantos Cerqueira, DermevalOliveira, Emílio Celso deRosenbaum, Luciane SantosOliveira Dias, Marcelo de2022-10-15T14:10:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/334Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:10:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
spellingShingle |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA Carolino Pires, Célia Maria Currículos de Matemática Estudos Comparativos Resolução de Problemas |
title_short |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_full |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_fullStr |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_full_unstemmed |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_sort |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
author |
Carolino Pires, Célia Maria |
author_facet |
Carolino Pires, Célia Maria Santos Cerqueira, Dermeval Oliveira, Emílio Celso de Rosenbaum, Luciane Santos Oliveira Dias, Marcelo de |
author_role |
author |
author2 |
Santos Cerqueira, Dermeval Oliveira, Emílio Celso de Rosenbaum, Luciane Santos Oliveira Dias, Marcelo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolino Pires, Célia Maria Santos Cerqueira, Dermeval Oliveira, Emílio Celso de Rosenbaum, Luciane Santos Oliveira Dias, Marcelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos de Matemática Estudos Comparativos Resolução de Problemas |
topic |
Currículos de Matemática Estudos Comparativos Resolução de Problemas |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de pes- quisa sobre a incorporação da resolução de problemas em currículos prescritos de alguns países da América Latina e em depoimentos de professores de Matemática desses países sobre suas práticas. Baseia-se em resultados obtidos nas pesqui- sas de Cerqueira (2012), Dias (2012), Oliveira (2012) e Rosenbaum (pesquisa em andamento), que realizaram estudos comparativos entre Brasil-Chile, Brasil-Paraguai, Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai, respectivamente. O artigo apresenta uma breve descrição das motivações e dos objetivos do projeto e da trajetória percorrida pelos pesquisadores. Destaca como similaridade observada nas compa- rações, referências apresentadas nos documentos sobre a resolução de problemas e identifica nos depoimentos de entrevistados, indícios de possíveis incorporações dessa perspectiva metodológica nos currículos praticados em sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/334/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 15 (2014); 122-148 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004150407168 |