PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem. |
id |
UFPA-6_abf3a06b3feea60bd27f5d6c97ff92d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/314 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAELEducação Matemática CríticaModelagem MatemáticaIdeologia da CertezaSituação ArranjadaNeste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314/314Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoiola Araújo, Jussara deRocha, Ana PaulaAlves Martins, Danielle2022-10-15T13:38:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/314Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:38:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
title |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
spellingShingle |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL Loiola Araújo, Jussara de Educação Matemática Crítica Modelagem Matemática Ideologia da Certeza Situação Arranjada |
title_short |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
title_full |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
title_fullStr |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
title_full_unstemmed |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
title_sort |
PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL |
author |
Loiola Araújo, Jussara de |
author_facet |
Loiola Araújo, Jussara de Rocha, Ana Paula Alves Martins, Danielle |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ana Paula Alves Martins, Danielle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loiola Araújo, Jussara de Rocha, Ana Paula Alves Martins, Danielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica Modelagem Matemática Ideologia da Certeza Situação Arranjada |
topic |
Educação Matemática Crítica Modelagem Matemática Ideologia da Certeza Situação Arranjada |
description |
Neste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 17 (2014) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004109512704 |