PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiola Araújo, Jussara de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rocha, Ana Paula, Alves Martins, Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314
Resumo: Neste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem.
id UFPA-6_abf3a06b3feea60bd27f5d6c97ff92d3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/314
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAELEducação Matemática CríticaModelagem MatemáticaIdeologia da CertezaSituação ArranjadaNeste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314/314Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoiola Araújo, Jussara deRocha, Ana PaulaAlves Martins, Danielle2022-10-15T13:38:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/314Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:38:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
title PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
spellingShingle PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
Loiola Araújo, Jussara de
Educação Matemática Crítica
Modelagem Matemática
Ideologia da Certeza
Situação Arranjada
title_short PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
title_full PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
title_fullStr PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
title_full_unstemmed PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
title_sort PAPEL DA MATEMÁTICA (OU DE MODELOS MATEMÁTICOS) EM AMBIENTES DE MODELAGEM: A PROPOSTA DE RAFAEL
author Loiola Araújo, Jussara de
author_facet Loiola Araújo, Jussara de
Rocha, Ana Paula
Alves Martins, Danielle
author_role author
author2 Rocha, Ana Paula
Alves Martins, Danielle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiola Araújo, Jussara de
Rocha, Ana Paula
Alves Martins, Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Modelagem Matemática
Ideologia da Certeza
Situação Arranjada
topic Educação Matemática Crítica
Modelagem Matemática
Ideologia da Certeza
Situação Arranjada
description Neste artigo, discutimos o papel da matemática (ou de modelos matemáticos) na proposta feita por um estudante para modelar matematicamente uma situação com referência à realidade e confrontamos a proposta com a perspectiva sociocrítica que orientou o ambiente de aprendizagem de modelagem. Utilizamos uma abordagem qualitativa e crítica de pesquisa e a construção dos dados foi realizada por meio de observações videogravadas e registros de relatórios on-line. Na análise dos dados, fizemos uso do estudo de caso, em que o caso focalizado foi a proposta feita pelo sujeito Rafael. Tal proposta consistia em prever as preferências de uma pessoa na compra de um imóvel com base no histórico de vida dela. Concluímos que o papel da matemática (ou de modelos matemáticos), na proposta de Rafael, era fazer previsões sobre o futuro, de forma mais precisa, com menos erros, e que tal proposta estava em conflito com a perspectiva de modelagem que orientou o ambiente de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/314/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004109512704