Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jussara Loiola
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518
Resumo: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo.
id UNESP-14_8d8eae6bea8a4d8eaef17d2ec76dfe4a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10518
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo.Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 79-951980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518/6927Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jussara LoiolaBarbosa, Jonei Cerqueira2015-10-06T16:30:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10518Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:30:26Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
title Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
spellingShingle Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
Araujo, Jussara Loiola
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo.
title_short Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
title_full Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
title_fullStr Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
title_full_unstemmed Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
title_sort Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
author Araujo, Jussara Loiola
author_facet Araujo, Jussara Loiola
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Jussara Loiola
Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo.
topic Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo.
description Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518/6927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 79-95
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875842736128