Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518 |
Resumo: | Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo. |
id |
UNESP-14_8d8eae6bea8a4d8eaef17d2ec76dfe4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10518 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade?Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo.Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 79-951980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518/6927Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jussara LoiolaBarbosa, Jonei Cerqueira2015-10-06T16:30:26Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10518Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:30:26Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
title |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
spellingShingle |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? Araujo, Jussara Loiola Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo. |
title_short |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
title_full |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
title_fullStr |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
title_full_unstemmed |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
title_sort |
Face a Face com a Modelagem Matemática: como os alunos interpretam essa atividade? |
author |
Araujo, Jussara Loiola |
author_facet |
Araujo, Jussara Loiola Barbosa, Jonei Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Jussara Loiola Barbosa, Jonei Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo. |
topic |
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ensino de Cálculo. |
description |
Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a forma como os alunos interpretam a tarefa de desenvolver atividades de Modelagem Matemática, focalizando o início do processo. O estudo foi realizado com um grupo de alunas da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. A abordagem de pesquisa adotada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação do grupo desenvolvendo um projeto de Modelagem Matemática. Concluímos que as alunas conduziram seu projeto por meio de uma estratégia inversa àquela proposta pelo professor, tomando como ponto de partida da atividade um conteúdo matemático. A discussão desse episódio colocou em destaque o papel das experiências prévias e do contexto escolar no desenvolvimento do projeto de Modelagem Matemática do grupo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10518/6927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 23 (2005); 79-95 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875842736128 |