Algumas considerações teóricas sobre o ensino de matemática por atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fossa, John A.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/92
Resumo: Investiga-se sete das principais tendências da Educação Matemática a partir do conceito unificador de ensino por atividades. O referido conceito é então considerado do ponto de vista teórico do construtivismo radical, complementado e corrigido pelo construtivismo social. Desta forma, depois de desmentir alguns mitos sobre as atividades, obtêm-se o delineamento das principais fases de atividades, a identificação de importantes características cognitivas e não-cognitivas delas e a constatação de importantes consequências para a sua implementação na sala de aula. Conclui-se que há duas principais abordagens para o ensino de matemática, uma em que o aluno é um agente ativo na construção do conhecimento através da sua participação em atividades e uma em que o aluno é um recipiente passivo na suposta transferência de conhecimento do professor.
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