Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Enne Karol Venancio de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20574
Resumo: Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.
id UFRN_4f95772af1197ba9b490aeb80e5ec518
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20574
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Enne Karol Venancio dehttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Oliveira, Cristiane Coppe dehttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Mendes, Iran Abreuhttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872Silva, Lenina Lopes Soareshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702Pontes, Mércia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2837543031766434Melo, Severino Barros dehttp://lattes.cnpq.br/00262996252106752016-06-02T21:06:17Z2016-06-02T21:06:17Z2015-06-11SOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática. 2015. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20574Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.This thesis is based on studies about mathematical language and focuses on the exercising of meaning and communicating in Mathematics. The central problem is the development of a teaching module for the study of matematical definitions. Thus, the present study, subordinated to the line of research Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), has as its general goal the development of constructivist activities, informed by the History of Mathematics (FOSSA, 1995), to promote the relational understanding (SKEMP, 1976) of mathematical definitions. The activities themselves were organized along constructivist principles with an historical aspect supplied, in the main, by O problema das definições Matemáticas (1965) and A Lógica na Matemática (1966), by Júlio Cesar de Mello e Souza, whose penname was Malba Tahan. The proposed activities were tested with a group of undergraduate mathematics students at the IFRN, Santa Cruz campus in Rio Grande do Norte, using qualitative research methodologies, especially the teaching experiment. As a basic theoretical framework, we used Radical Constructivism and evaluated the data using a global interpretation (SILVA, 2013) of Skemp (1980). From the analysis of data collected during the lessons, written evaluation and interviews we concluded that the proposed intervention led the participants to a relational understanding of mathematical definitions.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação matemáticaAtividades construtivistas informadas pela história da matemáticaDefinições matemáticasLinguagem matemáticaUm estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdfEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdfapplication/pdf4741357https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/1/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdff8c02eed24a78f675c9157480a1ef030MD51TEXTEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain334147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/6/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txtecbac9d73afb4c2e12169c3c18fd389fMD56EstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.txtEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain334116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/8/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.txteeda956708b3caadfd0d9c73dd1748d8MD58THUMBNAILEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgEnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2372https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/7/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpgd88602abc147d76a4eb7c2f60d201bfbMD57EstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.jpgEstudoSobrecompreensão_Sousa_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/9/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.jpg82730840c21387845877c1dbe109ad11MD59123456789/205742019-06-23 02:15:56.117oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
title Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
spellingShingle Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
Sousa, Enne Karol Venancio de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação matemática
Atividades construtivistas informadas pela história da matemática
Definições matemáticas
Linguagem matemática
title_short Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
title_full Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
title_fullStr Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
title_sort Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática
author Sousa, Enne Karol Venancio de
author_facet Sousa, Enne Karol Venancio de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9573274623612511
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Coppe de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1337700960486255
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4490674057492872
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1487610808390702
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Pontes, Mércia de Oliveira
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2837543031766434
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Melo, Severino Barros de
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0026299625210675
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Enne Karol Venancio de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação matemática
Atividades construtivistas informadas pela história da matemática
Definições matemáticas
Linguagem matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Atividades construtivistas informadas pela história da matemática
Definições matemáticas
Linguagem matemática
description Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T21:06:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-02T21:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática. 2015. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20574
identifier_str_mv SOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática. 2015. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/1/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/6/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/8/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/7/EnneKarolVenancioDeSousa_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20574/9/EstudoSobrecompreens%c3%a3o_Sousa_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8c02eed24a78f675c9157480a1ef030
ecbac9d73afb4c2e12169c3c18fd389f
eeda956708b3caadfd0d9c73dd1748d8
d88602abc147d76a4eb7c2f60d201bfb
82730840c21387845877c1dbe109ad11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117548186009600