Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio. |
id |
UFPA-6_b05a9f6f7e80a37e9c5788e3177faef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/104 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividadesexperiência didáticapoliedrosensino por atividademanipuláveisEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 228-2442675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104/103Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja Corrêa, João NazarenoPereira, Ducival Carvalho2022-11-17T22:38:26Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/104Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:26Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
title |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
spellingShingle |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades Pantoja Corrêa, João Nazareno experiência didática poliedros ensino por atividade manipuláveis |
title_short |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
title_full |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
title_fullStr |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
title_full_unstemmed |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
title_sort |
Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades |
author |
Pantoja Corrêa, João Nazareno |
author_facet |
Pantoja Corrêa, João Nazareno Pereira, Ducival Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ducival Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja Corrêa, João Nazareno Pereira, Ducival Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência didática poliedros ensino por atividade manipuláveis |
topic |
experiência didática poliedros ensino por atividade manipuláveis |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 228-244 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003086102528 |