Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja Corrêa, João Nazareno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Ducival Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio.
id UFPA-6_b05a9f6f7e80a37e9c5788e3177faef8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/104
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividadesexperiência didáticapoliedrosensino por atividademanipuláveisEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 228-2442675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104/103Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja Corrêa, João NazarenoPereira, Ducival Carvalho2022-11-17T22:38:26Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/104Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:26Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
title Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
spellingShingle Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
Pantoja Corrêa, João Nazareno
experiência didática
poliedros
ensino por atividade
manipuláveis
title_short Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
title_full Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
title_fullStr Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
title_full_unstemmed Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
title_sort Um Estudo sobre o Ensino de Poliedros por Atividades
author Pantoja Corrêa, João Nazareno
author_facet Pantoja Corrêa, João Nazareno
Pereira, Ducival Carvalho
author_role author
author2 Pereira, Ducival Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja Corrêa, João Nazareno
Pereira, Ducival Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv experiência didática
poliedros
ensino por atividade
manipuláveis
topic experiência didática
poliedros
ensino por atividade
manipuláveis
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública federal no município de Tucuruí no Estado do Pará no Brasil, que objetivou analisar a validade de conclusões elaboradas por estudantes sobre aspectos de Poliedros a partir da realização de atividades experimentais sem que o professor tivesse apresentado o assunto anteriormente. O experimento obedeceu aos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados obtidos apontou que o ensino por atividade juntamente com uso de materiais manipuláveis possibilitou que os discentes enunciassem conclusões válidas sobre propriedades dos Poliedros. Além disso, foi observado que no experimento em questão, ocorreu uma maior compreensão na aprendizagem dos discentes durante a descoberta de relações/propriedade na exploração do objeto matemático estudado e as conclusões produzidas pelos participantes foram comparadas com resultados encontrados em livros didáticos do ensino médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p228-244.id295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/104/103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 228-244
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003086102528