Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390 |
Resumo: | O Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a dinâmica interna do conhecimento matemático e o seu desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas. |
id |
UFPA-6_b3c8878456f652ea2edbb6d756f7dbc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/390 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtosO Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a dinâmica interna do conhecimento matemático e o seu desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390REMATEC; v. 6 n. 8 (2011); 73-782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390/390Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Mendes, Iran Abreu2022-10-15T14:21:58Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/390Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:21:58Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
title |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
spellingShingle |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos Mendes, Iran Abreu |
title_short |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
title_full |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
title_fullStr |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
title_full_unstemmed |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
title_sort |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
description |
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a dinâmica interna do conhecimento matemático e o seu desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 6 n. 8 (2011); 73-78 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004235341824 |