Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390
Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a  dinâmica  interna  do  conhecimento  matemático  e  o  seu  desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas.  
id UFPA-6_b3c8878456f652ea2edbb6d756f7dbc9
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/390
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtosO Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a  dinâmica  interna  do  conhecimento  matemático  e  o  seu  desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390REMATEC; v. 6 n. 8 (2011); 73-782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390/390Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Mendes, Iran Abreu2022-10-15T14:21:58Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/390Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:21:58Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
title Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
spellingShingle Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
Mendes, Iran Abreu
title_short Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
title_full Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
title_fullStr Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
title_full_unstemmed Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
title_sort Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura: projetos e produtos
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
description O Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em 1995 a partir da Linha de Pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade. Investiga questões relacionadas à História da Matemática e suas perspectivas epistemológicas e didáticas bem como a respeito da história da Educação Matemática e, por fim, às questões voltadas à investigação das práticas socioculturais e suas relações com a matemática como, por exemplo, os estudos sobre Etnomatemática. Além disso, o grupo desenvolve estudos voltados à Formação de Professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, busca entender a  dinâmica  interna  do  conhecimento  matemático  e  o  seu  desenvolvimento, a dialética da matemática com outros aspectos da cultura em que está inserida (especialmente as ciências, a Filosofia e as artes) e como estes elementos são refletidos nas instituições pedagógicas. Baseada neste entendimento investiga como o ensino da Matemática pode ser empreendido com mais eficácia. Em relação à História da Matemática, as áreas enfatizadas são: História da Geometria, História da Trigonometria e Astronomia e a História da Teoria dos Números e da Lógica. Em relação à Etnomatemática, as áreas enfatizadas são: a base cognitiva do aluno como um ponto de partida para uma educação holística Etnomatemática como um instrumento de auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/390/390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 6 n. 8 (2011); 73-78
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004235341824