O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro de Lima, Ivoneide
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa dos Santos, Maria José, Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404
Resumo: A concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade.
id UFPA-6_b646a074dcd7f38f66f6b442f5b86e19
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/404
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemáticaA concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2010-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404REMATEC; v. 5 n. 6 (2010); 42-522675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404/404Copyright (c) 2010 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro de Lima, IvoneideCosta dos Santos, Maria JoséBorges Neto, Hermínio2022-10-15T15:50:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/404Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:50:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
title O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
spellingShingle O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
Pinheiro de Lima, Ivoneide
title_short O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
title_full O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
title_fullStr O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
title_full_unstemmed O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
title_sort O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática
author Pinheiro de Lima, Ivoneide
author_facet Pinheiro de Lima, Ivoneide
Costa dos Santos, Maria José
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Costa dos Santos, Maria José
Borges Neto, Hermínio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro de Lima, Ivoneide
Costa dos Santos, Maria José
Borges Neto, Hermínio
description A concepção que os indivíduos possuem sobre a Matemática, de que é difícil e só aprende quem é inteligente, tanto por parte de quem ensina como também de quem aprende, contribui para o crescimento dos problemas educacionais dessa disciplina. Pela nossa formação e vivência no magistério identificamos a fragilidade dos cursos de formação de professores que não conseguem assegurar uma boa qualidade na preparação do futuro professor de Matemática, justamente por se prenderem a uma metodologia centrada na transmissão do saber, com ênfase na oralidade e no uso de recursos didáticos referenciados por livros, muitas vezes de má qualidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404/404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 5 n. 6 (2010); 42-52
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004376899584