Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227 |
Resumo: | Este artigo trata da análise de dois cadernos de matemática de um aluno da segunda série do 1º Grau, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a fim de observar os saberes matemáticos ensinados. Esses cadernos estão no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina e compõem a pesquisa “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970”, do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT). As análises dos cadernos estão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e sinalizaram para os pressupostos da Matemática Moderna que na época orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau. As atividades nos dois cadernos são muito parecidas sinalizando para a repetição de um mesmo exercício, pois assim o aluno aprenderia e se sairia bem nas avaliações. |
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