Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mercedes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cristina do Prado , Edna, Santos Nascimento, Girlayne Brown dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227
Resumo: Este artigo trata da análise de dois cadernos de matemática de um aluno da segunda série do 1º Grau, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a fim de observar os saberes matemáticos ensinados. Esses cadernos estão no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina e compõem a pesquisa “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970”, do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT). As análises dos cadernos estão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e sinalizaram para os pressupostos da Matemática Moderna que na época orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau. As atividades nos dois cadernos são muito parecidas sinalizando para a repetição de um mesmo exercício, pois assim o aluno aprenderia e se sairia bem nas avaliações.
id UFPA-6_b9d085d4734d479ff658f1562a66e4af
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/227
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemáticacadernos escolaresmatemáticaregistrosEste artigo trata da análise de dois cadernos de matemática de um aluno da segunda série do 1º Grau, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a fim de observar os saberes matemáticos ensinados. Esses cadernos estão no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina e compõem a pesquisa “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970”, do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT). As análises dos cadernos estão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e sinalizaram para os pressupostos da Matemática Moderna que na época orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau. As atividades nos dois cadernos são muito parecidas sinalizando para a repetição de um mesmo exercício, pois assim o aluno aprenderia e se sairia bem nas avaliações.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22710.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id128REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227/226Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, MercedesCristina do Prado , Edna Santos Nascimento, Girlayne Brown dos2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/227Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
title Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
spellingShingle Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
Carvalho, Mercedes
cadernos escolares
matemática
registros
title_short Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
title_full Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
title_fullStr Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
title_full_unstemmed Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
title_sort Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
author Carvalho, Mercedes
author_facet Carvalho, Mercedes
Cristina do Prado , Edna
Santos Nascimento, Girlayne Brown dos
author_role author
author2 Cristina do Prado , Edna
Santos Nascimento, Girlayne Brown dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mercedes
Cristina do Prado , Edna
Santos Nascimento, Girlayne Brown dos
dc.subject.por.fl_str_mv cadernos escolares
matemática
registros
topic cadernos escolares
matemática
registros
description Este artigo trata da análise de dois cadernos de matemática de um aluno da segunda série do 1º Grau, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a fim de observar os saberes matemáticos ensinados. Esses cadernos estão no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina e compõem a pesquisa “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970”, do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT). As análises dos cadernos estão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e sinalizaram para os pressupostos da Matemática Moderna que na época orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau. As atividades nos dois cadernos são muito parecidas sinalizando para a repetição de um mesmo exercício, pois assim o aluno aprenderia e se sairia bem nas avaliações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id128
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/227/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003534893056