Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197236 |
Resumo: | Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/128/107 |
id |
UFSC_e20904d9ef06b0f66a15988c6313e33e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197236 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemáticaCadernos escolaresMatemáticaRegistrosDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/128/107Este artigo trata da análise de dois cadernos de matemática de um aluno da segunda série do 1º Grau, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, a fim de observar os saberes matemáticos ensinados. Esses cadernos estão no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina e compõem a pesquisa “A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970”, do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT). As análises dos cadernos estão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e sinalizaram para os pressupostos da Matemática Moderna que na época orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau. As atividades nos dois cadernos são muito parecidas sinalizando para a repetição de um mesmo exercício, pois assim o aluno aprenderia e se sairia bem nas avaliações.REMATEC2019-07-08T21:21:33Z2019-07-08T21:21:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Mercedes; Prado, Edna Cristina do ; NASCIMENTO, G. B. S. . Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 122-142, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197236Carvalho, MercedesPrado, Edna Cristina doNascimento, Girlayne Brown dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:21:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:21:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
title |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
spellingShingle |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática Carvalho, Mercedes Cadernos escolares Matemática Registros |
title_short |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
title_full |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
title_fullStr |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
title_sort |
Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática |
author |
Carvalho, Mercedes |
author_facet |
Carvalho, Mercedes Prado, Edna Cristina do Nascimento, Girlayne Brown dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Edna Cristina do Nascimento, Girlayne Brown dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mercedes Prado, Edna Cristina do Nascimento, Girlayne Brown dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares Matemática Registros |
topic |
Cadernos escolares Matemática Registros |
description |
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/128/107 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-08T21:21:33Z 2019-07-08T21:21:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Mercedes; Prado, Edna Cristina do ; NASCIMENTO, G. B. S. . Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 122-142, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197236 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Mercedes; Prado, Edna Cristina do ; NASCIMENTO, G. B. S. . Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 122-142, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REMATEC |
publisher.none.fl_str_mv |
REMATEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651915211309056 |