O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valquíria Magalhães de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sá, Pedro Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518
Resumo: Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os benefícios que uma sequência didática, por meio das metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, pode proporcionar ao ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo geral: Investigar os efeitos que uma sequência didática realizada mediante as metodologias citadas acima tem sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos, envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma do 6º ano. Foi realizada em uma escola municipal de Tucuruí/ PA com uma turma de 6º ano. A comparação dos resultados dos testes apontou aumento significativo dos acertos no pós-teste, a análise do Teste Exato de Fisher revelou influencia moderada dos fatores socioeducativa nos resultados.
id UFPA-6_bd9dc93411659c92c88601f984aa45f4
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/518
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentaisEnsinoProblemas multiplicativosAtividades ExperimentaisIsomorfismo de MedidasSequência didáticaEste trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os benefícios que uma sequência didática, por meio das metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, pode proporcionar ao ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo geral: Investigar os efeitos que uma sequência didática realizada mediante as metodologias citadas acima tem sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos, envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma do 6º ano. Foi realizada em uma escola municipal de Tucuruí/ PA com uma turma de 6º ano. A comparação dos resultados dos testes apontou aumento significativo dos acertos no pós-teste, a análise do Teste Exato de Fisher revelou influencia moderada dos fatores socioeducativa nos resultados.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230382675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518/519Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valquíria Magalhães deSá, Pedro Franco de2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/518Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
title O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
spellingShingle O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
Oliveira, Valquíria Magalhães de
Ensino
Problemas multiplicativos
Atividades Experimentais
Isomorfismo de Medidas
Sequência didática
title_short O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
title_full O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
title_fullStr O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
title_full_unstemmed O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
title_sort O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
author Oliveira, Valquíria Magalhães de
author_facet Oliveira, Valquíria Magalhães de
Sá, Pedro Franco de
author_role author
author2 Sá, Pedro Franco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valquíria Magalhães de
Sá, Pedro Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Problemas multiplicativos
Atividades Experimentais
Isomorfismo de Medidas
Sequência didática
topic Ensino
Problemas multiplicativos
Atividades Experimentais
Isomorfismo de Medidas
Sequência didática
description Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os benefícios que uma sequência didática, por meio das metodologias Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, pode proporcionar ao ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental? Teve como objetivo geral: Investigar os efeitos que uma sequência didática realizada mediante as metodologias citadas acima tem sobre a aprendizagem de problemas multiplicativos, envolvendo Isomorfismo de Medidas em uma turma do 6º ano. Foi realizada em uma escola municipal de Tucuruí/ PA com uma turma de 6º ano. A comparação dos resultados dos testes apontou aumento significativo dos acertos no pós-teste, a análise do Teste Exato de Fisher revelou influencia moderada dos fatores socioeducativa nos resultados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023038.id518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/518/519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023038
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002211590144