FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Altoé, Renan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica.
id IFES-1_f6fb38d45e0094b313274fb8e1f7234c
oai_identifier_str oai::article/190
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVOFormulação de problemas de matemáticaCampo multiplicativoIsomorfismo de medidaEngenharia didáticaO objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19010.36524/dect.v7i01.190Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 103-1282236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190/185Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Altoé, Renande Oliveira Freitas, Rony Cláudio2019-10-18T19:22:30Zoai::article/190Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.666547Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
title FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
spellingShingle FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
Oliveira Altoé, Renan
Formulação de problemas de matemática
Campo multiplicativo
Isomorfismo de medida
Engenharia didática
title_short FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
title_full FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
title_fullStr FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
title_full_unstemmed FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
title_sort FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
author Oliveira Altoé, Renan
author_facet Oliveira Altoé, Renan
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
author_role author
author2 de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Altoé, Renan
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas de matemática
Campo multiplicativo
Isomorfismo de medida
Engenharia didática
topic Formulação de problemas de matemática
Campo multiplicativo
Isomorfismo de medida
Engenharia didática
description O objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190
10.36524/dect.v7i01.190
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i01.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190/185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 103-128
2236-2150
10.36524/dect.v7i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028190556160