FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica. |
id |
IFES-1_f6fb38d45e0094b313274fb8e1f7234c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/190 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVOFormulação de problemas de matemáticaCampo multiplicativoIsomorfismo de medidaEngenharia didáticaO objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19010.36524/dect.v7i01.190Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 103-1282236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190/185Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Altoé, Renande Oliveira Freitas, Rony Cláudio2019-10-18T19:22:30Zoai::article/190Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.666547Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
title |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
spellingShingle |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO Oliveira Altoé, Renan Formulação de problemas de matemática Campo multiplicativo Isomorfismo de medida Engenharia didática |
title_short |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
title_full |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
title_fullStr |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
title_full_unstemmed |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
title_sort |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ISOMORFISMO DE MEDIDA: ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO |
author |
Oliveira Altoé, Renan |
author_facet |
Oliveira Altoé, Renan de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Altoé, Renan de Oliveira Freitas, Rony Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formulação de problemas de matemática Campo multiplicativo Isomorfismo de medida Engenharia didática |
topic |
Formulação de problemas de matemática Campo multiplicativo Isomorfismo de medida Engenharia didática |
description |
O objetivo deste trabalho foi o de analisar uma atividade pedagógica de formulação de problemas de matemática, elaborada com a finalidade de ensinar conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo. Tal proposta foi construída e validada no decorrer de uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. O planejamento, a aplicação da atividade e análises de dados seguiu o pressuposto metodológico da engenharia didática. Os dados foram produzidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Vargem Alta, no Estado do Espírito Santo, Brasil, onde a atividade pedagógica também foi validada. As conclusões indicaram que a proposta teve potencial educativo pois contribuiu para o desenvolvimento da prática de formulação de problemas de matemática durante as aulas do ensino fundamental, no ensino de multiplicação e divisão. Além disso, os resultados apontaram que os problemas elaborados pelos estudantes podem contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos relacionados à prática pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190 10.36524/dect.v7i01.190 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i01.190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/190/185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 103-128 2236-2150 10.36524/dect.v7i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028190556160 |