Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias, Carlos Aldemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540
Resumo: Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.
id UFPA-6_bf1f302c94f717f7fa8e93fd43e74879
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/540
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Práticas socioculturais e aprendizagem da culturaEditorialEm reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230012675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540/492Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran AbreuFarias, Carlos Aldemir2023-09-23T18:55:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/540Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:55:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
title Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
spellingShingle Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
Mendes, Iran Abreu
Editorial
title_short Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
title_full Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
title_fullStr Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
title_full_unstemmed Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
title_sort Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Farias, Carlos Aldemir
author_role author
author2 Farias, Carlos Aldemir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Farias, Carlos Aldemir
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
topic Editorial
description Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540/492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023001
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002225221632