Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540 |
Resumo: | Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo. |
id |
UFPA-6_bf1f302c94f717f7fa8e93fd43e74879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/540 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas socioculturais e aprendizagem da culturaEditorialEm reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230012675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540/492Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran AbreuFarias, Carlos Aldemir2023-09-23T18:55:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/540Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:55:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
title |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
spellingShingle |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura Mendes, Iran Abreu Editorial |
title_short |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
title_full |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
title_fullStr |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
title_full_unstemmed |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
title_sort |
Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Farias, Carlos Aldemir |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Carlos Aldemir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu Farias, Carlos Aldemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editorial |
topic |
Editorial |
description |
Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540/492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023001 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002225221632 |