Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475 |
Resumo: | Em virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema. |
id |
UFPA-6_bf2082ed448042642a272605519ddebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/475 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinaresTeoria da ObjetivaçãoPensamento EcossistêmicoEducação MatemáticaEm virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/47510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230132675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475/463Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Mario Jorge NunesOliveira Neto, João Evangelista de2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/475Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
title |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
spellingShingle |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares Costa, Mario Jorge Nunes Teoria da Objetivação Pensamento Ecossistêmico Educação Matemática |
title_short |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
title_full |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
title_fullStr |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
title_full_unstemmed |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
title_sort |
Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares |
author |
Costa, Mario Jorge Nunes |
author_facet |
Costa, Mario Jorge Nunes Oliveira Neto, João Evangelista de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Neto, João Evangelista de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mario Jorge Nunes Oliveira Neto, João Evangelista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Objetivação Pensamento Ecossistêmico Educação Matemática |
topic |
Teoria da Objetivação Pensamento Ecossistêmico Educação Matemática |
description |
Em virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/475/463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023013 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002167549952 |