Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27 |
Resumo: | A pandemia do Covid19 revelou aspectos de um ensino presencial repleto de falhas didáticas, essas falhas se evidenciaram de forma mais impactante nas salas de aula remotas. Inquietados por essa problemática propõe-se uma formação docente online utilizando a Teoria da Objetivação(TO) com foco na melhoria do engajamento dos estudantes nas aulas remotas de matemática. Para tanto, busca-se apoio nos princípios da TO que envolvem: ética comunitária, labor conjunto e aprendizagem colaborativa. A pesquisa é básica, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Tais reflexões colaboram para que os pesquisadores percebam a importância de adaptar esses princípios às tecnologias educacionais que proporcionam a efetivação do engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa, com suporte na TO. |
id |
UFPA-6_f5bd126f3f3ea809c3d2214e0e69189f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/27 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativaTeoria da ObjetivaçãoEngajamentoTecnologias educacionaisMatemáticaAprendizagem colaborativaA pandemia do Covid19 revelou aspectos de um ensino presencial repleto de falhas didáticas, essas falhas se evidenciaram de forma mais impactante nas salas de aula remotas. Inquietados por essa problemática propõe-se uma formação docente online utilizando a Teoria da Objetivação(TO) com foco na melhoria do engajamento dos estudantes nas aulas remotas de matemática. Para tanto, busca-se apoio nos princípios da TO que envolvem: ética comunitária, labor conjunto e aprendizagem colaborativa. A pesquisa é básica, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Tais reflexões colaboram para que os pesquisadores percebam a importância de adaptar esses princípios às tecnologias educacionais que proporcionam a efetivação do engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa, com suporte na TO.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/2710.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490REMATEC; v. 16 n. 39 (2021); 101-1182675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27/26Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Costa dos Santos, Maria JoséAlmeida Neto, Carlos Alves de2022-11-17T22:34:44Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/27Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:34:44Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
title |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
spellingShingle |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa Costa dos Santos, Maria José Teoria da Objetivação Engajamento Tecnologias educacionais Matemática Aprendizagem colaborativa |
title_short |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
title_full |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
title_fullStr |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
title_full_unstemmed |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
title_sort |
Teoria da Objetivação: reflexões sobre o engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa |
author |
Costa dos Santos, Maria José |
author_facet |
Costa dos Santos, Maria José Almeida Neto, Carlos Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Neto, Carlos Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa dos Santos, Maria José Almeida Neto, Carlos Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Objetivação Engajamento Tecnologias educacionais Matemática Aprendizagem colaborativa |
topic |
Teoria da Objetivação Engajamento Tecnologias educacionais Matemática Aprendizagem colaborativa |
description |
A pandemia do Covid19 revelou aspectos de um ensino presencial repleto de falhas didáticas, essas falhas se evidenciaram de forma mais impactante nas salas de aula remotas. Inquietados por essa problemática propõe-se uma formação docente online utilizando a Teoria da Objetivação(TO) com foco na melhoria do engajamento dos estudantes nas aulas remotas de matemática. Para tanto, busca-se apoio nos princípios da TO que envolvem: ética comunitária, labor conjunto e aprendizagem colaborativa. A pesquisa é básica, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Tais reflexões colaboram para que os pesquisadores percebam a importância de adaptar esses princípios às tecnologias educacionais que proporcionam a efetivação do engajamento nas aulas de matemática para uma aprendizagem colaborativa, com suporte na TO. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p101-118.id490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/27/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 39 (2021); 101-118 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002702323712 |