Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Afonso
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Almouloud, Saddo Ag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594
Resumo: Partindo da importância do cálculo diferencial e integral em matemática do ensino superior e referindo-nos à geometria plana, analítica e espacial como GEOPAES, colocamo-nos os seguintes questionamentos: Qual relação as aplicações de integrais definidas de funções reais de uma variável real tem com a GEOPAES? Como é que os estudantes do ensino superior lidam com esta relação na resolução de tarefas propostas? Buscar respostas para estas questões é o objetivo principal almejado neste capítulo. Para isso, recorremos à teoria dos registros de representação semiótica, assim como nas organizações didáticas locais propostas em livros de cálculo e de geometrias, culminando na análise de práticas de estudantes. Os resultados alcançados mostram que a relação está atrelada aos conceitos de medidas de áreas de regiões planas e de volume de sólidos, assim como de comprimentos de curvas, mobilizando-se objetos do saber conhecidos pelos estudantes nas instituições anteriores ao ensino superior. Contudo, estes revelam dificuldades com essa relação, que se manifestam na ausência da mobilização dos referidos saberes nos diferentes registros de representação semiótica evocados explicitamente no ensino e considerados nos geradores de tarefas propostas durante as avalições semestrais.
id UFPA-6_bfb8388287b33bac38faaf76954ad9eb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/594
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Noções geométricas nas aplicações de integrais definidasregistros de representaçãoobjetos locais de estudorelação entre geometria e cálculopráticas de estudantesPartindo da importância do cálculo diferencial e integral em matemática do ensino superior e referindo-nos à geometria plana, analítica e espacial como GEOPAES, colocamo-nos os seguintes questionamentos: Qual relação as aplicações de integrais definidas de funções reais de uma variável real tem com a GEOPAES? Como é que os estudantes do ensino superior lidam com esta relação na resolução de tarefas propostas? Buscar respostas para estas questões é o objetivo principal almejado neste capítulo. Para isso, recorremos à teoria dos registros de representação semiótica, assim como nas organizações didáticas locais propostas em livros de cálculo e de geometrias, culminando na análise de práticas de estudantes. Os resultados alcançados mostram que a relação está atrelada aos conceitos de medidas de áreas de regiões planas e de volume de sólidos, assim como de comprimentos de curvas, mobilizando-se objetos do saber conhecidos pelos estudantes nas instituições anteriores ao ensino superior. Contudo, estes revelam dificuldades com essa relação, que se manifestam na ausência da mobilização dos referidos saberes nos diferentes registros de representação semiótica evocados explicitamente no ensino e considerados nos geradores de tarefas propostas durante as avalições semestrais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59410.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024007.id594REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594/534Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, AfonsoAlmouloud, Saddo Ag2024-02-09T22:35:22Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/594Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
title Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
spellingShingle Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
Henriques, Afonso
registros de representação
objetos locais de estudo
relação entre geometria e cálculo
práticas de estudantes
title_short Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
title_full Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
title_fullStr Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
title_full_unstemmed Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
title_sort Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
author Henriques, Afonso
author_facet Henriques, Afonso
Almouloud, Saddo Ag
author_role author
author2 Almouloud, Saddo Ag
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Afonso
Almouloud, Saddo Ag
dc.subject.por.fl_str_mv registros de representação
objetos locais de estudo
relação entre geometria e cálculo
práticas de estudantes
topic registros de representação
objetos locais de estudo
relação entre geometria e cálculo
práticas de estudantes
description Partindo da importância do cálculo diferencial e integral em matemática do ensino superior e referindo-nos à geometria plana, analítica e espacial como GEOPAES, colocamo-nos os seguintes questionamentos: Qual relação as aplicações de integrais definidas de funções reais de uma variável real tem com a GEOPAES? Como é que os estudantes do ensino superior lidam com esta relação na resolução de tarefas propostas? Buscar respostas para estas questões é o objetivo principal almejado neste capítulo. Para isso, recorremos à teoria dos registros de representação semiótica, assim como nas organizações didáticas locais propostas em livros de cálculo e de geometrias, culminando na análise de práticas de estudantes. Os resultados alcançados mostram que a relação está atrelada aos conceitos de medidas de áreas de regiões planas e de volume de sólidos, assim como de comprimentos de curvas, mobilizando-se objetos do saber conhecidos pelos estudantes nas instituições anteriores ao ensino superior. Contudo, estes revelam dificuldades com essa relação, que se manifestam na ausência da mobilização dos referidos saberes nos diferentes registros de representação semiótica evocados explicitamente no ensino e considerados nos geradores de tarefas propostas durante as avalições semestrais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024007.id594
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024007.id594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594/534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024007
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002272407552