DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão em torno da compreensão dos alunos do Ensino Fundamental, quarto ciclo, sobre dados estatísticos em meio digital. Realizou-se um estudo observacional em uma escola pública municipal de Minas Gerais. As aulas foram realizadas no laboratório de informática com intuito de estudar a compreensão e o interesse dos alunos quando flagrados e/ou convidados a pesquisar informações estatísticas no site do IBGE. As atividades que os alunos realizaram foram analisadas e verificou-se que existe uma frágil relação entre os conhecimentos estatísticos adquiridos na escola e a leitura, compreensão e interpretação de dados em meio digital. |
id |
UFPA-6_c0dec7159de6dd51179c4aa87c1ac3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/342 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação EstatísticaInternetMeios DigitaisEste artigo apresenta uma discussão em torno da compreensão dos alunos do Ensino Fundamental, quarto ciclo, sobre dados estatísticos em meio digital. Realizou-se um estudo observacional em uma escola pública municipal de Minas Gerais. As aulas foram realizadas no laboratório de informática com intuito de estudar a compreensão e o interesse dos alunos quando flagrados e/ou convidados a pesquisar informações estatísticas no site do IBGE. As atividades que os alunos realizaram foram analisadas e verificou-se que existe uma frágil relação entre os conhecimentos estatísticos adquiridos na escola e a leitura, compreensão e interpretação de dados em meio digital.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 150-164-2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342/342Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa, PatríciaGarcia Cespedes, Juliana2022-10-15T14:12:27Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/342Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:27Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lisboa, Patrícia Educação Estatística Internet Meios Digitais |
title_short |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
DADOS ESTATÍSTICOS EM MEIO DIGITAL: COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Lisboa, Patrícia |
author_facet |
Lisboa, Patrícia Garcia Cespedes, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Cespedes, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa, Patrícia Garcia Cespedes, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Internet Meios Digitais |
topic |
Educação Estatística Internet Meios Digitais |
description |
Este artigo apresenta uma discussão em torno da compreensão dos alunos do Ensino Fundamental, quarto ciclo, sobre dados estatísticos em meio digital. Realizou-se um estudo observacional em uma escola pública municipal de Minas Gerais. As aulas foram realizadas no laboratório de informática com intuito de estudar a compreensão e o interesse dos alunos quando flagrados e/ou convidados a pesquisar informações estatísticas no site do IBGE. As atividades que os alunos realizaram foram analisadas e verificou-se que existe uma frágil relação entre os conhecimentos estatísticos adquiridos na escola e a leitura, compreensão e interpretação de dados em meio digital. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/342/342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 150-164- 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004167184384 |