Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damin, Willian, Júnior, Guataçara dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693
Resumo: Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística.
id UTFPR-7_6c4ebc6157e6a3e0647af2a5bd71e1d8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5693
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas consideraçõeseducação; ensino-aprendizagemEducação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem.Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fernandes, Rúbia Juliana GomesDamin, WillianJúnior, Guataçara dos Santos2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/569310.3895/rbect.v10n1.5693Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5693Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
spellingShingle Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
educação; ensino-aprendizagem
Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem.
title_short Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_full Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_fullStr Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_full_unstemmed Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_sort Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
author Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
author_facet Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Damin, Willian
Júnior, Guataçara dos Santos
author_role author
author2 Damin, Willian
Júnior, Guataçara dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Damin, Willian
Júnior, Guataçara dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação; ensino-aprendizagem
Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem.
topic educação; ensino-aprendizagem
Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem.
description Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693
10.3895/rbect.v10n1.5693
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870598504448