Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas Pinho , José Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Thadeu Moretti, Méricles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/211
Resumo: A criação e formulação de problemas de matemática por estudantes em sala de aula tem sido objeto de estudos desde a segunda metade do século XX. Pólya, Brown & Walter, Kilpatrick, Silver e Ponte são algumas das referências nesse assunto e, na área da psicologia cognitiva, Csikszentmihalyi e Sternberg indicam que é possível en- sinar nossos estudantes a pensarem de forma mais criativa. Encontramos na teoria dos registros de representações semióticas de Duval um referencial teórico apropriado que permita justificar e desenvolver técnicas para que os estudantes venham a criar seus próprios problemas em matemática, particularmente para problemas em geometria. A crítica de Ausubel, em contraposição, aponta para a necessidade de se desenvolver uma metodologia apropriada para estimular a criatividade em sala de aula. Descrevemos uma atividade em geometria realizada com uma turma de formação de professores de matemática nas quais a metodologia consistiu em fornecer ideias que pudessem funcionar como um estímulo inicial ou como um catalisador para a geração de novos problemas. O uso de um sof- tware de geometria dinâmica mostrou-se bastante apropriado como um auxílio nessas tarefa, porém é importante ter consciência de suas limitações. Essa atividade revelou as dificuldades iniciais dos estudantes em criar novos problemas, porém resultados também foram obtidos.
id UFPA-6_c856c6f0787bc12970dc6187e465b23b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/211
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometriaCriação de problemas em geometriaSoftware de geometria dinâmicaRegistros de representação semióticaA criação e formulação de problemas de matemática por estudantes em sala de aula tem sido objeto de estudos desde a segunda metade do século XX. Pólya, Brown & Walter, Kilpatrick, Silver e Ponte são algumas das referências nesse assunto e, na área da psicologia cognitiva, Csikszentmihalyi e Sternberg indicam que é possível en- sinar nossos estudantes a pensarem de forma mais criativa. Encontramos na teoria dos registros de representações semióticas de Duval um referencial teórico apropriado que permita justificar e desenvolver técnicas para que os estudantes venham a criar seus próprios problemas em matemática, particularmente para problemas em geometria. A crítica de Ausubel, em contraposição, aponta para a necessidade de se desenvolver uma metodologia apropriada para estimular a criatividade em sala de aula. Descrevemos uma atividade em geometria realizada com uma turma de formação de professores de matemática nas quais a metodologia consistiu em fornecer ideias que pudessem funcionar como um estímulo inicial ou como um catalisador para a geração de novos problemas. O uso de um sof- tware de geometria dinâmica mostrou-se bastante apropriado como um auxílio nessas tarefa, porém é importante ter consciência de suas limitações. Essa atividade revelou as dificuldades iniciais dos estudantes em criar novos problemas, porém resultados também foram obtidos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21110.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id135REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/211/210Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosas Pinho , José Luiz Thadeu Moretti, Méricles2022-10-15T13:28:10Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/211Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:28:10Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
title Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
spellingShingle Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
Rosas Pinho , José Luiz
Criação de problemas em geometria
Software de geometria dinâmica
Registros de representação semiótica
title_short Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
title_full Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
title_fullStr Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
title_full_unstemmed Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
title_sort Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da for- mulação e resolução de problemas em geometria
author Rosas Pinho , José Luiz
author_facet Rosas Pinho , José Luiz
Thadeu Moretti, Méricles
author_role author
author2 Thadeu Moretti, Méricles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas Pinho , José Luiz
Thadeu Moretti, Méricles
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de problemas em geometria
Software de geometria dinâmica
Registros de representação semiótica
topic Criação de problemas em geometria
Software de geometria dinâmica
Registros de representação semiótica
description A criação e formulação de problemas de matemática por estudantes em sala de aula tem sido objeto de estudos desde a segunda metade do século XX. Pólya, Brown & Walter, Kilpatrick, Silver e Ponte são algumas das referências nesse assunto e, na área da psicologia cognitiva, Csikszentmihalyi e Sternberg indicam que é possível en- sinar nossos estudantes a pensarem de forma mais criativa. Encontramos na teoria dos registros de representações semióticas de Duval um referencial teórico apropriado que permita justificar e desenvolver técnicas para que os estudantes venham a criar seus próprios problemas em matemática, particularmente para problemas em geometria. A crítica de Ausubel, em contraposição, aponta para a necessidade de se desenvolver uma metodologia apropriada para estimular a criatividade em sala de aula. Descrevemos uma atividade em geometria realizada com uma turma de formação de professores de matemática nas quais a metodologia consistiu em fornecer ideias que pudessem funcionar como um estímulo inicial ou como um catalisador para a geração de novos problemas. O uso de um sof- tware de geometria dinâmica mostrou-se bastante apropriado como um auxílio nessas tarefa, porém é importante ter consciência de suas limitações. Essa atividade revelou as dificuldades iniciais dos estudantes em criar novos problemas, porém resultados também foram obtidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/211
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id135
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/211
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n28.p%p.id135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/211/210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 28 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003511824384