FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379 |
Resumo: | Nesse artigo, partimos de uma análise de estudo de caso sobre o interesse e conhecimento dos graduandos da licenciatura em Matemática da UFRN no que tange à formação continuada stricto sensu, para uma reflexão sobre a importância da articulação entre a pesquisa e o ensino na formação inicial do professor de Matemática. Tal reflexão aponta a pouca inserção destes programas na graduação e, consequentemente, a falta de clareza e concretude no que tange a integração entre ensino e pesquisa neste nível de ensino, como aspectos que colaboram para o desinteresse de licenciandos em dar continuidade a sua formação em programas de mestrado e doutorado, bem como para a carência de informações sobre o que é e como ter acesso a estes programas. |
id |
UFPA-6_d054371dfeab3fa0324fa0da33a00377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/379 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICAPós-GraduaçãoLicenciatura em MatemáticaFormação continuada Nesse artigo, partimos de uma análise de estudo de caso sobre o interesse e conhecimento dos graduandos da licenciatura em Matemática da UFRN no que tange à formação continuada stricto sensu, para uma reflexão sobre a importância da articulação entre a pesquisa e o ensino na formação inicial do professor de Matemática. Tal reflexão aponta a pouca inserção destes programas na graduação e, consequentemente, a falta de clareza e concretude no que tange a integração entre ensino e pesquisa neste nível de ensino, como aspectos que colaboram para o desinteresse de licenciandos em dar continuidade a sua formação em programas de mestrado e doutorado, bem como para a carência de informações sobre o que é e como ter acesso a estes programas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 75-1092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379/379Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim Noronha, Claudianny2022-10-15T14:19:22Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/379Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Amorim Noronha, Claudianny Pós-Graduação Licenciatura em Matemática Formação continuada |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL E PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
author |
Amorim Noronha, Claudianny |
author_facet |
Amorim Noronha, Claudianny |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim Noronha, Claudianny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Graduação Licenciatura em Matemática Formação continuada |
topic |
Pós-Graduação Licenciatura em Matemática Formação continuada |
description |
Nesse artigo, partimos de uma análise de estudo de caso sobre o interesse e conhecimento dos graduandos da licenciatura em Matemática da UFRN no que tange à formação continuada stricto sensu, para uma reflexão sobre a importância da articulação entre a pesquisa e o ensino na formação inicial do professor de Matemática. Tal reflexão aponta a pouca inserção destes programas na graduação e, consequentemente, a falta de clareza e concretude no que tange a integração entre ensino e pesquisa neste nível de ensino, como aspectos que colaboram para o desinteresse de licenciandos em dar continuidade a sua formação em programas de mestrado e doutorado, bem como para a carência de informações sobre o que é e como ter acesso a estes programas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/379/379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 75-109 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004220661760 |