HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar um estudo sobre como o corpo humano é proporcionalmente representado, considerando o tratado De Prospectiva Pingendi de Piero dela Francesca, e os Quatro livros das proporções humanas de Albrecht Dürer. Baseia-se num modo de se fazer história com relação às práticas sociais, analisando como elas engendram domínios de saber e definem objetos de ensino. Harmonia, proporção, distância, volume, foram enunciados e conceitualizados por uma prática discursiva, e também inseridos em teorias. Sugere-se, enfim, que uma história do ensino da matemática poderia ser deslocada para além dos muros da escola, para investigar, no tecido da história, as dinâmicas culturais que ascenderam certos saberes, tornando-os objetos de ensino e transferindo-os de outros territórios para a educação matemática. |
id |
UFPA-6_d078e7af02b4b4bd86ce6e87427e9c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/309 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONALHistória da matemáticaHistória da educação matemáticaProporçãoImagemO propósito deste artigo é apresentar um estudo sobre como o corpo humano é proporcionalmente representado, considerando o tratado De Prospectiva Pingendi de Piero dela Francesca, e os Quatro livros das proporções humanas de Albrecht Dürer. Baseia-se num modo de se fazer história com relação às práticas sociais, analisando como elas engendram domínios de saber e definem objetos de ensino. Harmonia, proporção, distância, volume, foram enunciados e conceitualizados por uma prática discursiva, e também inseridos em teorias. Sugere-se, enfim, que uma história do ensino da matemática poderia ser deslocada para além dos muros da escola, para investigar, no tecido da história, as dinâmicas culturais que ascenderam certos saberes, tornando-os objetos de ensino e transferindo-os de outros territórios para a educação matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309/309Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRegina Flores, Cláudia2022-10-15T14:06:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/309Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:06:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
title |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
spellingShingle |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL Regina Flores, Cláudia História da matemática História da educação matemática Proporção Imagem |
title_short |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
title_full |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
title_fullStr |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
title_sort |
HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL |
author |
Regina Flores, Cláudia |
author_facet |
Regina Flores, Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina Flores, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática História da educação matemática Proporção Imagem |
topic |
História da matemática História da educação matemática Proporção Imagem |
description |
O propósito deste artigo é apresentar um estudo sobre como o corpo humano é proporcionalmente representado, considerando o tratado De Prospectiva Pingendi de Piero dela Francesca, e os Quatro livros das proporções humanas de Albrecht Dürer. Baseia-se num modo de se fazer história com relação às práticas sociais, analisando como elas engendram domínios de saber e definem objetos de ensino. Harmonia, proporção, distância, volume, foram enunciados e conceitualizados por uma prática discursiva, e também inseridos em teorias. Sugere-se, enfim, que uma história do ensino da matemática poderia ser deslocada para além dos muros da escola, para investigar, no tecido da história, as dinâmicas culturais que ascenderam certos saberes, tornando-os objetos de ensino e transferindo-os de outros territórios para a educação matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309/309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 18 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004102172672 |