Usos da linguagem matemática pelo professor formador de física numa perspectiva Wittgensteiniana
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/474 |
Resumo: | Este artigo traz resultados parciais de uma tese de doutorado que visa olhar para o uso da linguagem matemática no contexto da formação de professores de Física. A pesquisa está subsidiada pela segunda filosofia da linguagem de Wittgenstein. O interesse por olhar esta relação da Matemática e da Física ganha espaço por meio de falas dos professores de Física, ao atribuírem à Matemática a responsabilidade pelo não-aprendizado em Física. Pudemos assim, na utilização de observações de aulas de três professores da licenciatura em Física, extrair por meio de suas falas, concepções sobre esta relação e delas compreender como eles fazem uso da Matemática nesse contexto. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como instrumento de análise dessas falas para melhor compreensão. Os resultados apontam que os professores trazem concepções que estão vinculadas às perspectivas filosóficas tradicionais e estas, por vezes, são reproduzidas no uso da Matemática durante o ensino de Física. |
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Usos da linguagem matemática pelo professor formador de física numa perspectiva WittgensteinianaLinguagem matemáticaensino de Físicafilosofia da linguagem de WittgensteinEste artigo traz resultados parciais de uma tese de doutorado que visa olhar para o uso da linguagem matemática no contexto da formação de professores de Física. A pesquisa está subsidiada pela segunda filosofia da linguagem de Wittgenstein. O interesse por olhar esta relação da Matemática e da Física ganha espaço por meio de falas dos professores de Física, ao atribuírem à Matemática a responsabilidade pelo não-aprendizado em Física. Pudemos assim, na utilização de observações de aulas de três professores da licenciatura em Física, extrair por meio de suas falas, concepções sobre esta relação e delas compreender como eles fazem uso da Matemática nesse contexto. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como instrumento de análise dessas falas para melhor compreensão. Os resultados apontam que os professores trazem concepções que estão vinculadas às perspectivas filosóficas tradicionais e estas, por vezes, são reproduzidas no uso da Matemática durante o ensino de Física.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/47410.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023012.id474REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230122675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/474/462Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Alyne Maria Rosa de AraújoVilhena da Silva, PauloGonçalves, Tadeu Oliver2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/474Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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