Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Werle de Almeida, Lourdes Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174
Resumo: Neste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos.  
id UFPA-6_052b15287fd5e4a137b43c4cbaaa9915
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/174
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteinianaModelagem MatemáticaLinguagemWittgensteinNeste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 171-1912675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174/173Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalharini Alvim Sousa, Bárbara NivaldaWerle de Almeida, Lourdes Maria2022-11-17T22:44:19Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/174Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:19Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
title Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
spellingShingle Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda
Modelagem Matemática
Linguagem
Wittgenstein
title_short Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
title_full Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
title_fullStr Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
title_full_unstemmed Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
title_sort Linguagem em Atividades de Modelagem Matemática: uma perspectiva wittgensteiniana
author Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda
author_facet Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda
Werle de Almeida, Lourdes Maria
author_role author
author2 Werle de Almeida, Lourdes Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palharini Alvim Sousa, Bárbara Nivalda
Werle de Almeida, Lourdes Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Linguagem
Wittgenstein
topic Modelagem Matemática
Linguagem
Wittgenstein
description Neste artigo investigamos relações entre modelagem matemática e linguagem, em particular, a linguagem matemática. Dados provenientes de uma atividade de modelagem matemática, desenvolvida por treze alunos, são analisados a fim de responder a questão de pesquisa: “como os alunos justificam seus procedimentos matemáticos no decorrer de atividades de modelagem matemática?” Registros escritos, transcrição de áudio e vídeo possibilitaram uma análise da linguagem dos alunos no desenvolvimento da atividade. Levando em consideração elementos da perspectiva wittgensteiniana de linguagem são construídas árvores de associação de ideias que sinalizam o modo como os alunos utilizam proposições, regras e diferentes jogos de linguagem que se articulam na justificativa dos procedimentos matemáticos utilizados pelos alunos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p171-191.id194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/174/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 171-191
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003193057280