A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Malcus Cassiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543
Resumo: O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.
id UFPA-6_d2d6d4b0292a7061839aff9c6163eb8b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/543
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
spelling A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do SulMatemáticaEscolas Paroquiais Luteranas GaúchasEnsinoPráticas SocioculturaisO artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54310.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543/496Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2023-09-23T18:24:01Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/543Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:24:01Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
title A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
spellingShingle A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
Kuhn, Malcus Cassiano
Matemática
Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas
Ensino
Práticas Socioculturais
Kuhn, Malcus Cassiano
Matemática
Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas
Ensino
Práticas Socioculturais
title_short A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
title_full A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
title_fullStr A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
title_sort A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
author Kuhn, Malcus Cassiano
author_facet Kuhn, Malcus Cassiano
Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
Bayer, Arno
author_role author
author2 Bayer, Arno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas
Ensino
Práticas Socioculturais
topic Matemática
Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas
Ensino
Práticas Socioculturais
description O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543/496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023004
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1822180336466919424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543