A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543 |
Resumo: | O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática. |
id |
UFPA-6_d2d6d4b0292a7061839aff9c6163eb8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/543 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do SulMatemáticaEscolas Paroquiais Luteranas GaúchasEnsinoPráticas SocioculturaisO artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/54310.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543/496Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2023-09-23T18:24:01Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/543Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:24:01Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
title |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul Kuhn, Malcus Cassiano Matemática Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas Ensino Práticas Socioculturais Kuhn, Malcus Cassiano Matemática Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas Ensino Práticas Socioculturais |
title_short |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
title_full |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul |
author |
Kuhn, Malcus Cassiano |
author_facet |
Kuhn, Malcus Cassiano Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno Bayer, Arno |
author_role |
author |
author2 |
Bayer, Arno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas Ensino Práticas Socioculturais |
topic |
Matemática Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas Ensino Práticas Socioculturais |
description |
O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e2023004 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822180336466919424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543 |