A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COM OUTROS CONHECIMENTOS NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiano Kuhn, Malcus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/307
Resumo: O   presente   artigo   aborda   a   contextualização   do   conhecimento   matemático   com   outros conhecimentos nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul no século XX. Trata-se de um recorte  da tese  de  doutorado intitulada  “o ensino  da  Matemática nas escolas  evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX”. De caráter qualitativo, a pesquisa possui aporte metodológico na história cultural e na análise de conteúdo. A partir de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas. Essas escolas paroquiais estavam inseridas num projeto de comunidade que buscava não somente ensinar a língua materna e a Matemática aos seus filhos, mas também valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Analisando-se as aritméticas da série Concórdia, editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil para suas escolas paroquiais, verificou-se que os conhecimentos  matemáticos  das  quatro  operações  elementares,  dos  números  fracionários  e decimais, de unidades de medida, de porcentagem e de proporcionalidade foram contextualizados com Religião, Geografia, História, Ciências da Natureza e a prática da leitura. A proposta pedagógica  dos  livros  analisados  procura  aplicar  os conhecimentos  da  Matemática  formal  no estudo de conhecimentos gerais, com base em princípios morais e educacionais idealizados pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
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