Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanzeler, Edson Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sales, Elielson Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465
Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.
id UFPA-6_d8b09ef514f1473e20aadcd5f62f7469
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/465
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)Educação Matemática e InclusãoEducação de SurdosLíngua Brasileira de SinaisO presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465/459Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessWanzeler, Edson PinheiroSales, Elielson Ribeiro de2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/465Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
title Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
spellingShingle Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
Wanzeler, Edson Pinheiro
Educação Matemática e Inclusão
Educação de Surdos
Língua Brasileira de Sinais
title_short Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
title_full Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
title_fullStr Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
title_full_unstemmed Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
title_sort Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
author Wanzeler, Edson Pinheiro
author_facet Wanzeler, Edson Pinheiro
Sales, Elielson Ribeiro de
author_role author
author2 Sales, Elielson Ribeiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanzeler, Edson Pinheiro
Sales, Elielson Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática e Inclusão
Educação de Surdos
Língua Brasileira de Sinais
topic Educação Matemática e Inclusão
Educação de Surdos
Língua Brasileira de Sinais
description O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465/459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023009
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002157064192