Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos. |
id |
UFPA-6_d8b09ef514f1473e20aadcd5f62f7469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/465 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)Educação Matemática e InclusãoEducação de SurdosLíngua Brasileira de SinaisO presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465/459Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessWanzeler, Edson PinheiroSales, Elielson Ribeiro de2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/465Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
title |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
spellingShingle |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) Wanzeler, Edson Pinheiro Educação Matemática e Inclusão Educação de Surdos Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
title_full |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
title_fullStr |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
title_sort |
Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016) |
author |
Wanzeler, Edson Pinheiro |
author_facet |
Wanzeler, Edson Pinheiro Sales, Elielson Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Elielson Ribeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanzeler, Edson Pinheiro Sales, Elielson Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática e Inclusão Educação de Surdos Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Educação Matemática e Inclusão Educação de Surdos Língua Brasileira de Sinais |
description |
O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465/459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023009 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002157064192 |