Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo de Oliveira, Maria Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendonça, Thiago Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266
Resumo: O artigo investiga historicamente vestígios da prática de uma professora primária da cidade mineira de Juiz de Fora entre as décadas de 1960 e 1970. Privilegiaram-se os saberes de geometria encontrados em seu acervo tomando como questões norteadoras quais conteúdos e quais métodos para o ensino de geometria pertenciam ao universo dessa professora. Entre os materiais que constituíram fonte para a pesquisa encontram-se livros de Matemática Moderna para professores primários, cadernos da professora, programas de ensino do estado de Minas Gerais. O percurso de análise tratou essa documentação na perspectiva dos diferentes níveis de apropriações nacionais, regionais, pessoais, de propostas para a Matemática Moderna que circularam internacionalmente. Em termos de conclusão identificam-se as pequenas adaptações dos documentos oficiais e da coleção de Matemática Moderna na perspectiva de realizar uma transição suave, incorporando alguns elementos mais representativos da inovação preconizada como o uso de conjuntos na geometria, a preocupação com a justificativa de propriedades,  as  referências  a  obras  de  Piaget  e  Dienes  –  pesquisadores  importantes  na  época. Contudo, a preservação de práticas anteriores já estabilizadas parece ser a tônica do conjunto dos materiais, colocando a observação, o trabalho com as formas geométricas em primeiro plano e enfatizando o aspecto das medidas que coloca a geometria a serviço da aritmética.
id UFPA-6_e9c4f19ddbfa0366d2ee09a4786e1cec
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/266
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970) História da educação matemáticaGeometriaEnsino primárioMatemática modernaO artigo investiga historicamente vestígios da prática de uma professora primária da cidade mineira de Juiz de Fora entre as décadas de 1960 e 1970. Privilegiaram-se os saberes de geometria encontrados em seu acervo tomando como questões norteadoras quais conteúdos e quais métodos para o ensino de geometria pertenciam ao universo dessa professora. Entre os materiais que constituíram fonte para a pesquisa encontram-se livros de Matemática Moderna para professores primários, cadernos da professora, programas de ensino do estado de Minas Gerais. O percurso de análise tratou essa documentação na perspectiva dos diferentes níveis de apropriações nacionais, regionais, pessoais, de propostas para a Matemática Moderna que circularam internacionalmente. Em termos de conclusão identificam-se as pequenas adaptações dos documentos oficiais e da coleção de Matemática Moderna na perspectiva de realizar uma transição suave, incorporando alguns elementos mais representativos da inovação preconizada como o uso de conjuntos na geometria, a preocupação com a justificativa de propriedades,  as  referências  a  obras  de  Piaget  e  Dienes  –  pesquisadores  importantes  na  época. Contudo, a preservação de práticas anteriores já estabilizadas parece ser a tônica do conjunto dos materiais, colocando a observação, o trabalho com as formas geométricas em primeiro plano e enfatizando o aspecto das medidas que coloca a geometria a serviço da aritmética.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266/267Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo de Oliveira, Maria CristinaMendonça, Thiago Neves2022-10-15T13:32:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/266Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:32:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
spellingShingle Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
Araújo de Oliveira, Maria Cristina
História da educação matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática moderna
title_short Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_full Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_fullStr Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_full_unstemmed Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_sort Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
author Araújo de Oliveira, Maria Cristina
author_facet Araújo de Oliveira, Maria Cristina
Mendonça, Thiago Neves
author_role author
author2 Mendonça, Thiago Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo de Oliveira, Maria Cristina
Mendonça, Thiago Neves
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática moderna
topic História da educação matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática moderna
description O artigo investiga historicamente vestígios da prática de uma professora primária da cidade mineira de Juiz de Fora entre as décadas de 1960 e 1970. Privilegiaram-se os saberes de geometria encontrados em seu acervo tomando como questões norteadoras quais conteúdos e quais métodos para o ensino de geometria pertenciam ao universo dessa professora. Entre os materiais que constituíram fonte para a pesquisa encontram-se livros de Matemática Moderna para professores primários, cadernos da professora, programas de ensino do estado de Minas Gerais. O percurso de análise tratou essa documentação na perspectiva dos diferentes níveis de apropriações nacionais, regionais, pessoais, de propostas para a Matemática Moderna que circularam internacionalmente. Em termos de conclusão identificam-se as pequenas adaptações dos documentos oficiais e da coleção de Matemática Moderna na perspectiva de realizar uma transição suave, incorporando alguns elementos mais representativos da inovação preconizada como o uso de conjuntos na geometria, a preocupação com a justificativa de propriedades,  as  referências  a  obras  de  Piaget  e  Dienes  –  pesquisadores  importantes  na  época. Contudo, a preservação de práticas anteriores já estabilizadas parece ser a tônica do conjunto dos materiais, colocando a observação, o trabalho com as formas geométricas em primeiro plano e enfatizando o aspecto das medidas que coloca a geometria a serviço da aritmética.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/266/267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 23 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003592564736