Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tamayo, Carolina, Gomes Souza, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136
Resumo: Este número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros.
id UFPA-6_f76fb502e2cd981ab9416a3709ebc3ea
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/136
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling EditorialEditorialEste número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235REMATEC; v. 15 n. 33 (2020)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136/147Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, AntonioTamayo, CarolinaGomes Souza, Elizabeth2022-10-02T15:10:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/136Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T15:10:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Miguel, Antonio
Editorial
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Miguel, Antonio
author_facet Miguel, Antonio
Tamayo, Carolina
Gomes Souza, Elizabeth
author_role author
author2 Tamayo, Carolina
Gomes Souza, Elizabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Antonio
Tamayo, Carolina
Gomes Souza, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
topic Editorial
description Este número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136/147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 33 (2020)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003136434176