Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136 |
Resumo: | Este número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros. |
id |
UFPA-6_f76fb502e2cd981ab9416a3709ebc3ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/136 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEditorialEste número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235REMATEC; v. 15 n. 33 (2020)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136/147Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, AntonioTamayo, CarolinaGomes Souza, Elizabeth2022-10-02T15:10:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/136Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T15:10:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Miguel, Antonio Editorial |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Miguel, Antonio |
author_facet |
Miguel, Antonio Tamayo, Carolina Gomes Souza, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Tamayo, Carolina Gomes Souza, Elizabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Antonio Tamayo, Carolina Gomes Souza, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editorial |
topic |
Editorial |
description |
Este número temático da Revista Matemática, Ensino e Cultura - intitulado “A tessitura de outras escolas e de escolas outras” - foi elaborado por autores convidadas(os) a partir da chamada Espero tua re(volta), a qual fazia alusão ao filme-documentário de título homônimo dirigido por Eliza Capai. Nele, as narrativas e o protagonismo de três estudantes de escolas públicas da Rede Estadual de Educação de São Paulo compõem as perspectivas e as imagens dos movimentos estudantis organizados para oporem-se a, resistirem a, serem contra, tensionarem, criticarem, refletirem, impedirem a restruturação de oferta de turmas e matrículas unilateralmente imposta pela Secretaria Estadual de Educação do referido Estado, no ano de 2013. As narrativas-imagens dos estudantes do documentário colocam em suspeição o modelo de escola autoritário, centralizador, homogeneizador, etapista, concorrencial, liberal-meritocrático, excludente, racista, conteudista que, sobretudo, não lhes permite agirem como atores inventivos e críticos de seus próprios processos formativos escolares e do necessário diálogo político problematizador que a escola deveria estabelecer com a vida e com todas as formas de vida que se organizam e vicejam para além de seus próprios muros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p%p.id235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/136/147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 33 (2020) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003136434176 |