Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166 |
Resumo: | Notícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM. |
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Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemiaFake Science: an analysis of videos released about the pandemicFake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemiamisinformation; pseudoscience; Informational and media literacy; videos; pandemicNotícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM.Fake news and misleading information on various subjects is not characteristic of nowadays, but the way in which this information is disseminated has changed in recent years. In addition to dissemination of information, it is also possible to see that the way messages are received has been different. In the latter case, studies point to what can be called the “Post-truth era”. In this broad context and complex environment, Fake News appears, and when it comes to science subjects, we can call it Fake Science, which is a topic of interest for proposal discussion for Informational and Media Literacy for schools. In this article we present the analysis and reflection on videos shared by WhatsApp application users, when the subject is COVID-19. The analysis of the videos leads us to the characterization of the messages and the establishment of indicators that can be used for classroom activities for Informational and Media Literacy.Universidade Federal do ParáCNPq, Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo, NECTO.Cunha, Marcia Borin daChang, Vanessa Ron Jen2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1016610.18542/amazrecm.v17i38.10166Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-152Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-1522317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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Acesso em: 03 mai. 2020.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10166Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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