Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcia Borin da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chang, Vanessa Ron Jen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166
Resumo: Notícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM.
id UFPA-7_068b6d5203da469200068b6bdb86d4ad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10166
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemiaFake Science: an analysis of videos released about the pandemicFake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemiamisinformation; pseudoscience; Informational and media literacy; videos; pandemicNotícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM.Fake news and misleading information on various subjects is not characteristic of nowadays, but the way in which this information is disseminated has changed in recent years. In addition to dissemination of information, it is also possible to see that the way messages are received has been different. In the latter case, studies point to what can be called the “Post-truth era”. In this broad context and complex environment, Fake News appears, and when it comes to science subjects, we can call it Fake Science, which is a topic of interest for proposal discussion for Informational and Media Literacy for schools. In this article we present the analysis and reflection on videos shared by WhatsApp application users, when the subject is COVID-19. The analysis of the videos leads us to the characterization of the messages and the establishment of indicators that can be used for classroom activities for Informational and Media Literacy.Universidade Federal do ParáCNPq, Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo, NECTO.Cunha, Marcia Borin daChang, Vanessa Ron Jen2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1016610.18542/amazrecm.v17i38.10166Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-152Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-1522317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166/7340/*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Bezerra, P. (Ed.). Os gêneros do discurso, p. 11 - 70. São Paulo: Editora 34, 2016./*ref*/BITTENCOURT, R. L. de; FERREIRA, D. A; ROCHA, A. M. M. Letramento Midiático: Um Olhar Além da sala de Aula. Revista Linguagem, Ensino e Educação - Lendu, v. 4, n. 1, 2016./*ref*/D'ANCONA, M. PÓS-VERDADE: A nova Guerra contra os fatos em tempos de FAKE NEWS. Barueri: Fora, 2018./*ref*/FOER, F. O mundo não pensa. Tradução: Debora Fleck. Rio de Janeiro: Leya, 2018, 236 p./*ref*/GILL, R. Análise do discurso. In: Bauer, M. W.; Gaskell, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, p. 244 – 270, 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002./*ref*/GOLDAGRE, B. Ciência Picareta. Tradução: Renato Rezende. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 378 p./*ref*/GOMES, S. F.; Penna, J. C. B. O; ARROIO, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, n. 26, 2020, p. 1-13./*ref*/HOPF, H.; KRIEF, A.; MEHTA, G.; MATLIN, S. A. Fake science and the knowledge crisis: ignorance can be fatal. The Royal Society Publishing. Maio de 2019. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.190161. Acesso em: 05 mai. 2021./*ref*/PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018. 160 p./*ref*/PROCHET, T. C. Capacitação em comunicação não-verbal: um caminho para ações de cuidado efetivo/afetivo ao idoso. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2010./*ref*/RIBEIRO, L. A. M.; GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em Questão, v. 21, n. 2, p. 203-221, 2015./*ref*/SAGAN, C. O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Tradução: Eichemberg. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 508 p./*ref*/SCHULZ, P. Falsa Ciência e Pós-Ciência? Revista Com Ciência. Labjor. 2018. Disponível em: http://www.comciencia.br/falsa-ciencia-e-pos-ciencia. Acesso em: 10 mai. 2019./*ref*/SILVA, L. M. G da; BRASIL, V. V.; GUIMARÃES, H.C.Q.C.P; SAVONITTI, B.H.R. de A.; SILVA, M. J. P da. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista Latino-Americana de Enfermagem, n. 8, 2000, p. 52-58./*ref*/TIC Kids Online Brasil. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_KIDS_ONLINE_2016_LivroEletronico.pdf. Acesso em: 03 mai. 2020.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:58:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10166Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:58:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
Fake Science: an analysis of videos released about the pandemic
title Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
spellingShingle Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
Cunha, Marcia Borin da
Fake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemia
misinformation; pseudoscience; Informational and media literacy; videos; pandemic
title_short Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
title_full Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
title_fullStr Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
title_full_unstemmed Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
title_sort Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia
author Cunha, Marcia Borin da
author_facet Cunha, Marcia Borin da
Chang, Vanessa Ron Jen
author_role author
author2 Chang, Vanessa Ron Jen
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo, NECTO.

dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcia Borin da
Chang, Vanessa Ron Jen
dc.subject.por.fl_str_mv Fake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemia
misinformation; pseudoscience; Informational and media literacy; videos; pandemic
topic Fake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemia
misinformation; pseudoscience; Informational and media literacy; videos; pandemic
description Notícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166
10.18542/amazrecm.v17i38.10166
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i38.10166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10166/7340
/*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Bezerra, P. (Ed.). Os gêneros do discurso, p. 11 - 70. São Paulo: Editora 34, 2016.
/*ref*/BITTENCOURT, R. L. de; FERREIRA, D. A; ROCHA, A. M. M. Letramento Midiático: Um Olhar Além da sala de Aula. Revista Linguagem, Ensino e Educação - Lendu, v. 4, n. 1, 2016.
/*ref*/D'ANCONA, M. PÓS-VERDADE: A nova Guerra contra os fatos em tempos de FAKE NEWS. Barueri: Fora, 2018.
/*ref*/FOER, F. O mundo não pensa. Tradução: Debora Fleck. Rio de Janeiro: Leya, 2018, 236 p.
/*ref*/GILL, R. Análise do discurso. In: Bauer, M. W.; Gaskell, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático, p. 244 – 270, 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
/*ref*/GOLDAGRE, B. Ciência Picareta. Tradução: Renato Rezende. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 378 p.
/*ref*/GOMES, S. F.; Penna, J. C. B. O; ARROIO, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, n. 26, 2020, p. 1-13.
/*ref*/HOPF, H.; KRIEF, A.; MEHTA, G.; MATLIN, S. A. Fake science and the knowledge crisis: ignorance can be fatal. The Royal Society Publishing. Maio de 2019. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.190161. Acesso em: 05 mai. 2021.
/*ref*/PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018. 160 p.
/*ref*/PROCHET, T. C. Capacitação em comunicação não-verbal: um caminho para ações de cuidado efetivo/afetivo ao idoso. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2010.
/*ref*/RIBEIRO, L. A. M.; GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em Questão, v. 21, n. 2, p. 203-221, 2015.
/*ref*/SAGAN, C. O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Tradução: Eichemberg. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 508 p.
/*ref*/SCHULZ, P. Falsa Ciência e Pós-Ciência? Revista Com Ciência. Labjor. 2018. Disponível em: http://www.comciencia.br/falsa-ciencia-e-pos-ciencia. Acesso em: 10 mai. 2019.
/*ref*/SILVA, L. M. G da; BRASIL, V. V.; GUIMARÃES, H.C.Q.C.P; SAVONITTI, B.H.R. de A.; SILVA, M. J. P da. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista Latino-Americana de Enfermagem, n. 8, 2000, p. 52-58.
/*ref*/TIC Kids Online Brasil. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_KIDS_ONLINE_2016_LivroEletronico.pdf. Acesso em: 03 mai. 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-152
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 38 (2021): Ahead of Print; 139-152
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068755131432960