Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wartha, Edson José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Driane Anne Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109
Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico
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spelling Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de CiênciasConstruction and validation of data collection instrument in science teaching researchvalidade; confiabilidade; pensamento crítico; análises quantitativasEsta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento CríticoThis research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking CapabilitiesUniversidade Federal do ParáCAPESWartha, Edson JoséSantana, Driane Anne Silva de2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/710910.18542/amazrecm.v16i36.7109Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 39-52Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 39-522317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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