Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109 |
Resumo: | Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico |
id |
UFPA-7_0779790eac58ae91ad03f8e5c6b104af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7109 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de CiênciasConstruction and validation of data collection instrument in science teaching researchvalidade; confiabilidade; pensamento crítico; análises quantitativasEsta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento CríticoThis research deals with the methodological development of an instrument for evaluating Critical Thinking competence with high school students. The purpose of this study is to present and discuss the steps used in the process of construction and validation of the instrument through psychometric and semantic analyzes. The instrument was validated in four domains (Percentage of Agreement, Content Validity Index, Coherence and Agreement between participants and Reliability of the Instrument) related to the 20 items that seek to identify the manifestation of Critical Thinking CapabilitiesUniversidade Federal do ParáCAPESWartha, Edson JoséSantana, Driane Anne Silva de2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/710910.18542/amazrecm.v16i36.7109Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 39-52Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 39-522317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109/6319/*ref*/ALMEIDA, D.; SANTOS, M.A.R.; COSTA, A.F.B. Aplicação do coeficiente alfa de Cronbach nos resultados de um questionário para avaliação de desempenho da saúde pública. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 15, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_131_840_16412.pdf. Acesso em: 04 mai. 2019./*ref*/ANDRIOLA, W. B. Descrição dos principais métodos para detectar o funcionamento diferencial dos itens DIF. Psicologia: reflexão e crítica, v. 14, n. 3, p. 643-652, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7850.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019./*ref*/ARAÚJO, D. Enunciados de Provas Escritas: uma investigação dos problemas de compreensão subjacentes a sua leitura. Dissertação de Mestrado em Educação, Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2007./*ref*/BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério Público. Portaria MEC nº 790, de 27 de julho de 2016./*ref*/BRASIL. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde./*ref*/DAMASIO, B.F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Aval. psicol. v.11, n.2, p. 213-228, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v11n2/v11n2a07.pdf. Acesso em: 04 nov. 2018./*ref*/DEVELLIS, R.F. Scale development: theory and applications. California: Sage Publicatio, 1991./*ref*/DZIUBAN, C.D.; SHIRKEY, E. When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, 81(6), 358-361, 1974. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1974-28961-001. Acesso em: 12 fev. 2019./*ref*/ENNIS, R. A logical basis for measuring critical thinking skills. Educational Leadership. n. 43, v. 2, p. 46, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ327936. Acesso em 10 set. 2018./*ref*/FERREIRA, A.A.; HONGYU, K. Análise fatorial exploratória aplicada no questionário do cadastro único. Revista Biodiversidade, v.17, n. 1, 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/6533. Acesso em: 14 mai. 2018./*ref*/GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018./*ref*/HAIR, J.F.; ANDERSON, R.; TATHAM, R.; BLACK, W. Multivariate data: Analysis with readings. New Jersey: Prentice Hall, 1995. KIM, Y. Validation of psychometric research instruments: the case of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.60, n. 6, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.21066. Acesso em: 18 jan. 2019./*ref*/MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/133. Acesso em: 10 de fev. 2019./*ref*/NASCIMENTO, R.D.; GOMES, A.D.T. Análise da validade e da fidedignidade de um questionário para identificação do conhecimento conceitual sobre plano inclinado e aceleração. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 26, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4284. Acesso em: 03 jun. 2019./*ref*/ORTIGÃO, M. I. R; PEREIRA, T. V. Homogeneização curricular e o sistema de avaliação nacional brasileiro: o caso do estado do Rio de Janeiro. Educação, Sociedade & Culturas. v. 47, n. 1, p. 157-174, 2016. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Isabel.pdf. Acesso em 08 de ago. 2018./*ref*/PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2010./*ref*/PASQUALI, L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida (LabPAM) - Instituto de Psicologia. Brasília: Universidade de Brasília, 1999./*ref*/PASQUALI, L. Psychometrics. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. SPE, p. 992-999, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40416. Acesso em 08 de ago. 2018./*ref*/PEREIRA, S.; ALICH, V. A avaliação do pensamento crítico numa perspectiva psicológica. Revista Pensamento Crítico na Educação: desafios atuais, p-87-98, 2015./*ref*/PINTO, I.R.F. Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5º ano de escolaridade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola Superior de Educação de Lisboa./*ref*/RIEGEL, F.; CROSSETTI, M.G.O. Referencias teóricas e instrumentos para la evaluación del pensamiento crítico en la enfermería y en la educación. Rev. Gaúcha Enferm. v. 39, 2018./*ref*/SANTANA, D. A. Pensamento crítico: construção e validação de um instrumento de avaliação. Dissertação. Universidade Federal de Sergipe, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11419/2/DRIANE_ANNE_SILVA_SANTANA.pdf. Acesso em: 03 out. 2019/*ref*/SEPINI, R. P.; VÁZQUEZ, A. A.; MACIEL, M. D. Mudanças de concepções atitudinais sobre a natureza da ciência e tecnologia em estudantes da escola básica após intervenção didática. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n.20, p. 101-111, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2317. Acesso em: 03 out. 2019./*ref*/SOUZA, S.S.; CUNHA, C.; WARTHA, E. J.; PAGAN, A. A. Uma nova abordagem para o desempenho escolar em ciências: vida e ambiente; ser humano e saúde. 1. ed. Curitiba-PR: CRV, 2017. 264p/*ref*/STEMLER, S. E. A comparison of consensus, consistency, and measurement approaches to estimating interrater reliability. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 9, n. 4, 2004. Disponível em: < https://scholarworks.umass.edu/pare/vol9/iss1/4/> Acesso em 18 de nov. 2018./*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C. Produção e avaliação de actividades de aprendizagem de ciências para promover o pensamento crítico dos alunos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 6, p. 1-18, 2004. Disponível em: <https://rieoei.org/historico/deloslectores/708.pdf> Acesso em 20 de nov. 2018./*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C; VIEIRA, R.M. Promover o pensamento crítico dos alunos: Propostas concretas para a sala de aula. Lisboa: Instituto Piaget, 2000./*ref*/VIEIRA, R.M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7109Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:46Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências Construction and validation of data collection instrument in science teaching research |
title |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências Wartha, Edson José validade; confiabilidade; pensamento crítico; análises quantitativas |
title_short |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
title_full |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
title_fullStr |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
title_sort |
Construção e validação de instrumento de coleta de dados na pesquisa em Ensino de Ciências |
author |
Wartha, Edson José |
author_facet |
Wartha, Edson José Santana, Driane Anne Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Driane Anne Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wartha, Edson José Santana, Driane Anne Silva de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
validade; confiabilidade; pensamento crítico; análises quantitativas |
topic |
validade; confiabilidade; pensamento crítico; análises quantitativas |
description |
Esta pesquisa trata do desenvolvimento metodológico de um instrumento de avaliação de capacidades de Pensamento Crítico com estudantes do Ensino Médio. O objetivo é apresentar e discutir as etapas utilizadas no processo de construção e validação do instrumento por meio de análises psicométricas e semânticas. O instrumento foi validado em quatro domínios (Percentual de Concordância, Índice de Validade de Conteúdo, Coerência e Concordância entre os participantes e Confiabilidade do Instrumento) relacionados aos 20 itens que buscam identificar a manifestação de Capacidades de Pensamento Crítico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109 10.18542/amazrecm.v16i36.7109 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v16i36.7109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7109/6319 /*ref*/ALMEIDA, D.; SANTOS, M.A.R.; COSTA, A.F.B. Aplicação do coeficiente alfa de Cronbach nos resultados de um questionário para avaliação de desempenho da saúde pública. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 15, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_131_840_16412.pdf. Acesso em: 04 mai. 2019. /*ref*/ANDRIOLA, W. B. Descrição dos principais métodos para detectar o funcionamento diferencial dos itens DIF. Psicologia: reflexão e crítica, v. 14, n. 3, p. 643-652, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7850.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019. /*ref*/ARAÚJO, D. Enunciados de Provas Escritas: uma investigação dos problemas de compreensão subjacentes a sua leitura. Dissertação de Mestrado em Educação, Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2007. /*ref*/BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. /*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério Público. Portaria MEC nº 790, de 27 de julho de 2016. /*ref*/BRASIL. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde. /*ref*/DAMASIO, B.F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Aval. psicol. v.11, n.2, p. 213-228, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v11n2/v11n2a07.pdf. Acesso em: 04 nov. 2018. /*ref*/DEVELLIS, R.F. Scale development: theory and applications. California: Sage Publicatio, 1991. /*ref*/DZIUBAN, C.D.; SHIRKEY, E. When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, 81(6), 358-361, 1974. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1974-28961-001. Acesso em: 12 fev. 2019. /*ref*/ENNIS, R. A logical basis for measuring critical thinking skills. Educational Leadership. n. 43, v. 2, p. 46, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ327936. Acesso em 10 set. 2018. /*ref*/FERREIRA, A.A.; HONGYU, K. Análise fatorial exploratória aplicada no questionário do cadastro único. Revista Biodiversidade, v.17, n. 1, 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/6533. Acesso em: 14 mai. 2018. /*ref*/GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018. /*ref*/HAIR, J.F.; ANDERSON, R.; TATHAM, R.; BLACK, W. Multivariate data: Analysis with readings. New Jersey: Prentice Hall, 1995. KIM, Y. Validation of psychometric research instruments: the case of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.60, n. 6, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.21066. Acesso em: 18 jan. 2019. /*ref*/MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/133. Acesso em: 10 de fev. 2019. /*ref*/NASCIMENTO, R.D.; GOMES, A.D.T. Análise da validade e da fidedignidade de um questionário para identificação do conhecimento conceitual sobre plano inclinado e aceleração. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 26, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4284. Acesso em: 03 jun. 2019. /*ref*/ORTIGÃO, M. I. R; PEREIRA, T. V. Homogeneização curricular e o sistema de avaliação nacional brasileiro: o caso do estado do Rio de Janeiro. Educação, Sociedade & Culturas. v. 47, n. 1, p. 157-174, 2016. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47Isabel.pdf. Acesso em 08 de ago. 2018. /*ref*/PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2010. /*ref*/PASQUALI, L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida (LabPAM) - Instituto de Psicologia. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. /*ref*/PASQUALI, L. Psychometrics. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. SPE, p. 992-999, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40416. Acesso em 08 de ago. 2018. /*ref*/PEREIRA, S.; ALICH, V. A avaliação do pensamento crítico numa perspectiva psicológica. Revista Pensamento Crítico na Educação: desafios atuais, p-87-98, 2015. /*ref*/PINTO, I.R.F. Atividades promotoras de pensamento crítico: sua eficácia em alunos de ciências da natureza do 5º ano de escolaridade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola Superior de Educação de Lisboa. /*ref*/RIEGEL, F.; CROSSETTI, M.G.O. Referencias teóricas e instrumentos para la evaluación del pensamiento crítico en la enfermería y en la educación. Rev. Gaúcha Enferm. v. 39, 2018. /*ref*/SANTANA, D. A. Pensamento crítico: construção e validação de um instrumento de avaliação. Dissertação. Universidade Federal de Sergipe, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11419/2/DRIANE_ANNE_SILVA_SANTANA.pdf. Acesso em: 03 out. 2019 /*ref*/SEPINI, R. P.; VÁZQUEZ, A. A.; MACIEL, M. D. Mudanças de concepções atitudinais sobre a natureza da ciência e tecnologia em estudantes da escola básica após intervenção didática. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n.20, p. 101-111, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2317. Acesso em: 03 out. 2019. /*ref*/SOUZA, S.S.; CUNHA, C.; WARTHA, E. J.; PAGAN, A. A. Uma nova abordagem para o desempenho escolar em ciências: vida e ambiente; ser humano e saúde. 1. ed. Curitiba-PR: CRV, 2017. 264p /*ref*/STEMLER, S. E. A comparison of consensus, consistency, and measurement approaches to estimating interrater reliability. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 9, n. 4, 2004. Disponível em: < https://scholarworks.umass.edu/pare/vol9/iss1/4/> Acesso em 18 de nov. 2018. /*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C. Produção e avaliação de actividades de aprendizagem de ciências para promover o pensamento crítico dos alunos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 6, p. 1-18, 2004. Disponível em: <https://rieoei.org/historico/deloslectores/708.pdf> Acesso em 20 de nov. 2018. /*ref*/TENREIRO-VIEIRA, C; VIEIRA, R.M. Promover o pensamento crítico dos alunos: Propostas concretas para a sala de aula. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. /*ref*/VIEIRA, R.M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 39-52 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 39-52 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465144194891776 |