Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Werventon dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Luciana de Nazaré, Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044
Resumo: In this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning.
id UFPA-7_0ac883277ac505b5c6d83df878a376ca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6044
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teachingAspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizadoknowledge; individual errors; underlying aspectsconhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentesIn this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning.Neste artigo procuramos discutir as questões epistemológicas que estão presentes nas causas dos erros individuais no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, mais precisamente relacionados aos conhecimentos da Matemática, Física e Biologia; procuramos trazer inicialmente uma noção histórica e conceitual dos principais termos que envolvem essa temática como erro e epistemologia; buscamos evidenciar a luz de Bachelard e Vygotsky, além de outros que trazem questões especificas nas Ciências  em destaques os elementos que subjazem os erros que manifestamos na caminhada escolar; e finalizamos expressando, nas considerações finais, nossa visão do erro como ferramenta da ação pedagógica para contribuir com os alunos na perspectiva de superação a fim de que o objetivo do processo educativo seja alcançado – a aprendizagem.Universidade Federal do ParáMiranda, Werventon dos SantosFarias, Luciana de NazaréPereira Filho, Silvio Carlos Ferreira2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/604410.18542/amazrecm.v14i30.6044Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 30 (2018); 31-41Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 30 (2018); 31-412317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044/4892/*ref*/ALMOULOUD, Ag Saddo. A Geometria na escola básica: que espaço e forma têm hoje? Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/ufpel.Tche.br/clmd/bvm/detalhe_livro.php?Id_livro=395. Acessado em 18 de jan.2006./*ref*/BASTOS, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69./*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para a psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, Jan – Abr, p. 20 - 28, 2002./*ref*/BROUSSEAU, G. Fondements et al. methodoes de la didactique des mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, v.6, ano 5, maio,1998./*ref*/BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, [S.L.], v. 6, ano 5, maio,1998./*ref*/CURY, Helena Noronha. Retrospectiva Histórica e Perspectivas atuais da Análise de Erros em Educação Matemática. Zetetiké. Campinas – S. P, v. 3, n.º 4, p 39 – 50, 1995./*ref*/DE LA TORRE, S. Errores y currículo – Tratamiento didáctico de los errores en la enseñanza. In: PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas – SP: Papirus, 2000./*ref*/GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001./*ref*/GOTINO, J.; BATANERO, C; FONT. Fundamentos de la enseñanza y aprendizaje de la matemática para maestro. Universidad de Granada. IN: POCHULU, M. D. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la matemática en alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, 2005./*ref*/GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Do erro construtivismo ao erro epistemológico: um Espaço Para as Emoções. Bolema, v. 13, n. 14, p. 51 - 65, 2000./*ref*/JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934./*ref*/LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/MARTINS, L.P. A História da Ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino. Jornal Semestral do gepCE. Unicamp. Dezembro, 1998./*ref*/MIRANDA, Werventon dos Santos. Erros e Obstáculos: os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, 2007./*ref*/MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997./*ref*/MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996./*ref*/OLIVEIRA, Nanci de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista Educação, v. 10, n. 10, p.129-140, 2007./*ref*/PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma influência francesa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001./*ref*/PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/SILVEIRA, R. V. M. da. . Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2003.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:24:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6044Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:24:04Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
Aspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizado
title Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
spellingShingle Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
Miranda, Werventon dos Santos
knowledge; individual errors; underlying aspects
conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes
title_short Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
title_full Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
title_fullStr Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
title_full_unstemmed Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
title_sort Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
author Miranda, Werventon dos Santos
author_facet Miranda, Werventon dos Santos
Farias, Luciana de Nazaré
Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira
author_role author
author2 Farias, Luciana de Nazaré
Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Werventon dos Santos
Farias, Luciana de Nazaré
Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv knowledge; individual errors; underlying aspects
conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes
topic knowledge; individual errors; underlying aspects
conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes
description In this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044
10.18542/amazrecm.v14i30.6044
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i30.6044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044/4892
/*ref*/ALMOULOUD, Ag Saddo. A Geometria na escola básica: que espaço e forma têm hoje? Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/ufpel.Tche.br/clmd/bvm/detalhe_livro.php?Id_livro=395. Acessado em 18 de jan.2006.
/*ref*/BASTOS, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69.
/*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para a psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
/*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, Jan – Abr, p. 20 - 28, 2002.
/*ref*/BROUSSEAU, G. Fondements et al. methodoes de la didactique des mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, v.6, ano 5, maio,1998.
/*ref*/BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, [S.L.], v. 6, ano 5, maio,1998.
/*ref*/CURY, Helena Noronha. Retrospectiva Histórica e Perspectivas atuais da Análise de Erros em Educação Matemática. Zetetiké. Campinas – S. P, v. 3, n.º 4, p 39 – 50, 1995.
/*ref*/DE LA TORRE, S. Errores y currículo – Tratamiento didáctico de los errores en la enseñanza. In: PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas – SP: Papirus, 2000.
/*ref*/GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
/*ref*/GOTINO, J.; BATANERO, C; FONT. Fundamentos de la enseñanza y aprendizaje de la matemática para maestro. Universidad de Granada. IN: POCHULU, M. D. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la matemática en alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, 2005.
/*ref*/GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Do erro construtivismo ao erro epistemológico: um Espaço Para as Emoções. Bolema, v. 13, n. 14, p. 51 - 65, 2000.
/*ref*/JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934.
/*ref*/LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
/*ref*/MARTINS, L.P. A História da Ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino. Jornal Semestral do gepCE. Unicamp. Dezembro, 1998.
/*ref*/MIRANDA, Werventon dos Santos. Erros e Obstáculos: os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, 2007.
/*ref*/MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997.
/*ref*/MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.
/*ref*/OLIVEIRA, Nanci de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista Educação, v. 10, n. 10, p.129-140, 2007.
/*ref*/PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma influência francesa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
/*ref*/PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.
/*ref*/SILVEIRA, R. V. M. da. . Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 30 (2018); 31-41
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 30 (2018); 31-41
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068756278575104