Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044 |
Resumo: | In this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning. |
id |
UFPA-7_0ac883277ac505b5c6d83df878a376ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6044 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teachingAspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizadoknowledge; individual errors; underlying aspectsconhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentesIn this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning.Neste artigo procuramos discutir as questões epistemológicas que estão presentes nas causas dos erros individuais no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, mais precisamente relacionados aos conhecimentos da Matemática, Física e Biologia; procuramos trazer inicialmente uma noção histórica e conceitual dos principais termos que envolvem essa temática como erro e epistemologia; buscamos evidenciar a luz de Bachelard e Vygotsky, além de outros que trazem questões especificas nas Ciências em destaques os elementos que subjazem os erros que manifestamos na caminhada escolar; e finalizamos expressando, nas considerações finais, nossa visão do erro como ferramenta da ação pedagógica para contribuir com os alunos na perspectiva de superação a fim de que o objetivo do processo educativo seja alcançado – a aprendizagem.Universidade Federal do ParáMiranda, Werventon dos SantosFarias, Luciana de NazaréPereira Filho, Silvio Carlos Ferreira2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/604410.18542/amazrecm.v14i30.6044Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 30 (2018); 31-41Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 30 (2018); 31-412317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044/4892/*ref*/ALMOULOUD, Ag Saddo. A Geometria na escola básica: que espaço e forma têm hoje? Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/ufpel.Tche.br/clmd/bvm/detalhe_livro.php?Id_livro=395. Acessado em 18 de jan.2006./*ref*/BASTOS, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69./*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para a psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996./*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, Jan – Abr, p. 20 - 28, 2002./*ref*/BROUSSEAU, G. Fondements et al. methodoes de la didactique des mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, v.6, ano 5, maio,1998./*ref*/BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, [S.L.], v. 6, ano 5, maio,1998./*ref*/CURY, Helena Noronha. Retrospectiva Histórica e Perspectivas atuais da Análise de Erros em Educação Matemática. Zetetiké. Campinas – S. P, v. 3, n.º 4, p 39 – 50, 1995./*ref*/DE LA TORRE, S. Errores y currículo – Tratamiento didáctico de los errores en la enseñanza. In: PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas – SP: Papirus, 2000./*ref*/GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001./*ref*/GOTINO, J.; BATANERO, C; FONT. Fundamentos de la enseñanza y aprendizaje de la matemática para maestro. Universidad de Granada. IN: POCHULU, M. D. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la matemática en alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, 2005./*ref*/GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Do erro construtivismo ao erro epistemológico: um Espaço Para as Emoções. Bolema, v. 13, n. 14, p. 51 - 65, 2000./*ref*/JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934./*ref*/LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/MARTINS, L.P. A História da Ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino. Jornal Semestral do gepCE. Unicamp. Dezembro, 1998./*ref*/MIRANDA, Werventon dos Santos. Erros e Obstáculos: os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, 2007./*ref*/MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997./*ref*/MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996./*ref*/OLIVEIRA, Nanci de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista Educação, v. 10, n. 10, p.129-140, 2007./*ref*/PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma influência francesa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001./*ref*/PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000./*ref*/SILVEIRA, R. V. M. da. . Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2003.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:24:04Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6044Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:24:04Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching Aspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizado |
title |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
spellingShingle |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching Miranda, Werventon dos Santos knowledge; individual errors; underlying aspects conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes |
title_short |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
title_full |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
title_fullStr |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
title_full_unstemmed |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
title_sort |
Epistemological aspects underlying frequent individual errors in institutionalized teaching |
author |
Miranda, Werventon dos Santos |
author_facet |
Miranda, Werventon dos Santos Farias, Luciana de Nazaré Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Luciana de Nazaré Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Werventon dos Santos Farias, Luciana de Nazaré Pereira Filho, Silvio Carlos Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
knowledge; individual errors; underlying aspects conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes |
topic |
knowledge; individual errors; underlying aspects conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes |
description |
In this paper we discuss the epistemological issues that are present in the causes of individual errors in the teaching and learning of school subjects, specifically related to the knowledge of Mathematics, Physics and Biology; initially we seek to bring a historical and conceptual notion of the main terms involving this issue such as error and epistemology; we seek to make evident in light of Bachelard and Vygotsky, and others who bring specific issues in these Sciences, the elements that underlie the errors we make in the school journey, and finally we express, in the concluding remarks, our view of error as a tool of pedagogical action to help students with the aim of overcoming so that the goal of the educational process is achieved - learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044 10.18542/amazrecm.v14i30.6044 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v14i30.6044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6044/4892 /*ref*/ALMOULOUD, Ag Saddo. A Geometria na escola básica: que espaço e forma têm hoje? Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/ufpel.Tche.br/clmd/bvm/detalhe_livro.php?Id_livro=395. Acessado em 18 de jan.2006. /*ref*/BASTOS, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69. /*ref*/BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para a psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. /*ref*/BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, Jan – Abr, p. 20 - 28, 2002. /*ref*/BROUSSEAU, G. Fondements et al. methodoes de la didactique des mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, v.6, ano 5, maio,1998. /*ref*/BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, [S.L.], v. 6, ano 5, maio,1998. /*ref*/CURY, Helena Noronha. Retrospectiva Histórica e Perspectivas atuais da Análise de Erros em Educação Matemática. Zetetiké. Campinas – S. P, v. 3, n.º 4, p 39 – 50, 1995. /*ref*/DE LA TORRE, S. Errores y currículo – Tratamiento didáctico de los errores en la enseñanza. In: PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas – SP: Papirus, 2000. /*ref*/GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001. /*ref*/GOTINO, J.; BATANERO, C; FONT. Fundamentos de la enseñanza y aprendizaje de la matemática para maestro. Universidad de Granada. IN: POCHULU, M. D. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la matemática en alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, 2005. /*ref*/GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Do erro construtivismo ao erro epistemológico: um Espaço Para as Emoções. Bolema, v. 13, n. 14, p. 51 - 65, 2000. /*ref*/JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934. /*ref*/LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. /*ref*/MARTINS, L.P. A História da Ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino. Jornal Semestral do gepCE. Unicamp. Dezembro, 1998. /*ref*/MIRANDA, Werventon dos Santos. Erros e Obstáculos: os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, 2007. /*ref*/MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997. /*ref*/MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. /*ref*/OLIVEIRA, Nanci de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista Educação, v. 10, n. 10, p.129-140, 2007. /*ref*/PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma influência francesa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. /*ref*/PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000. /*ref*/SILVEIRA, R. V. M. da. . Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 30 (2018); 31-41 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 30 (2018); 31-41 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465146853031936 |