Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanzeler, Edson Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sales, Elielson Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6999
Resumo: O presente texto, de abordagem qualitativa, construído a partir de revisão de literatura e resgate de registros audiovisuais da pesquisa de um professor de matemática em uma unidade especializada na educação de surdos no município de Belém/PA, no ano de 2008, tem por objetivo refletir acerca da importância do re/conhecer a individualidade do sujeito e a necessidade de encontrar uma forma de comunicação que permita uma interação para o processo socioeducacional, a partir de um episódio em aulas de matemáticas com alunos surdos e uma aluna surdocega. Para isso, o texto está constituído em três episódios que apresentam reflexões sobre a educação matemática e inclusão de alunos exclusos dentre um grupo de minoria, em geral, excluídos pela própria sociedade, com o exemplo de Ana, uma aluna surdocega, estudante de uma turma de alunos surdos. Os resultados das reflexões indicam que precisa se conhecer e construir uma comunicação e iteração para que a inclusão ocorra em qualquer ambiente social e educacional, em especial em aulas de matemática.
id UFPA-7_1d1a9db5ccd2a87c029d5f0b4045c9e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6999
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocegoReflexes and reflections on mathematics education and inclusion from a class for the deaf and one deaf-blindeducação matemática; educação inclusiva; surdos; surdocegomathematics education and inclusion; inclusive education; deaf people; deafblindO presente texto, de abordagem qualitativa, construído a partir de revisão de literatura e resgate de registros audiovisuais da pesquisa de um professor de matemática em uma unidade especializada na educação de surdos no município de Belém/PA, no ano de 2008, tem por objetivo refletir acerca da importância do re/conhecer a individualidade do sujeito e a necessidade de encontrar uma forma de comunicação que permita uma interação para o processo socioeducacional, a partir de um episódio em aulas de matemáticas com alunos surdos e uma aluna surdocega. Para isso, o texto está constituído em três episódios que apresentam reflexões sobre a educação matemática e inclusão de alunos exclusos dentre um grupo de minoria, em geral, excluídos pela própria sociedade, com o exemplo de Ana, uma aluna surdocega, estudante de uma turma de alunos surdos. Os resultados das reflexões indicam que precisa se conhecer e construir uma comunicação e iteração para que a inclusão ocorra em qualquer ambiente social e educacional, em especial em aulas de matemática.This paper, made in qualitative approach built from literature review and the audiovisual records retrieval from the research of a mathematics teacher in a unit specialized on deaf education in the city of Belem/PA, in 2008, aims to reflect on the recognition and acknowledgment importance of individuality and the need to find a new form of communication that allows an interaction for the socio-educational process from a situation in mathematics class involving deaf students and one deaf-blind student. The text consists on three parts that present reflections on mathematics education and the inclusion of excluded students from a minority group generally excluded by society itself, with the example of Ana, a deaf-blind student, in a deaf student class. The results on the reflections show that it is necessary to know about communication and to build an interaction, in order for the inclusion to happen in any social and educational environment, especially in mathematics classes.Universidade Federal do ParáWanzeler, Edson PinheiroSales, Elielson Ribeiro de2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/699910.18542/amazrecm.v15i34.6999Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 188-199Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 188-1992317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6999/6043/*ref*/ALMEIDA, W.G. A educação de surdocegos: novos olhares sobre a diferença. In: ALMEIDA, W.G. (org.). Educação de surdos: formação, estratégias e prática docente. Ilhéus: Editus, 2015./*ref*/ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006./*ref*/BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000./*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008../*ref*/BUCCIO, M. I.; BUCCIO, P. A. Educação Especial: uma história em construção. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008./*ref*/CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédia Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. Volume 2: Sinais de I a Z. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2012./*ref*/D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986../*ref*/D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Editora Papirus, 2008./*ref*/DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 2002./*ref*/FERREIRA, A. B. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.11a. Curitiba: Positivo, 2004. 1 CD-ROM./*ref*/FIORIENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. São Paulo: Autores associados, 2007./*ref*/INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Conceituando a surdocegueira. 2018. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/paas/308-conceituando-a-surdocegueira. Acesso em: 10 mar. 2019./*ref*/LIMA, M. S. Surdez, bilingüismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. 2004. 261f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004./*ref*/MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009./*ref*/PINTO, C. R. Foucault e as constituições brasileiras: quando a lepra e a peste encontram os nossos excluídos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 2000./*ref*/PONTE, J. P. et al. Didáctica da Matemática. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 1997./*ref*/RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006./*ref*/SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. Inclusão em Educação: uma visão geral. In: SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. (org.). Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas. 2. ed. 3. reimpr. São Paulo: Cortez, 2008./*ref*/SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006./*ref*/SMITH, M.; RYNDAK, D. Estratégias práticas para comunicação com todos os alunos. In: STAINBACK, S. e STAINBACK, W. (org.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999../*ref*/SOARES, J. B. Dicionário de Matemática. 5. ed. São Paulo: Hemus, 2005.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6999Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
Reflexes and reflections on mathematics education and inclusion from a class for the deaf and one deaf-blind
title Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
spellingShingle Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
Wanzeler, Edson Pinheiro
educação matemática; educação inclusiva; surdos; surdocego
mathematics education and inclusion; inclusive education; deaf people; deafblind
title_short Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
title_full Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
title_fullStr Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
title_full_unstemmed Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
title_sort Reflexos e reflexões sobre Educação Matemática e inclusão a partir de uma aula para surdos, e um surdocego
author Wanzeler, Edson Pinheiro
author_facet Wanzeler, Edson Pinheiro
Sales, Elielson Ribeiro de
author_role author
author2 Sales, Elielson Ribeiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Wanzeler, Edson Pinheiro
Sales, Elielson Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática; educação inclusiva; surdos; surdocego
mathematics education and inclusion; inclusive education; deaf people; deafblind
topic educação matemática; educação inclusiva; surdos; surdocego
mathematics education and inclusion; inclusive education; deaf people; deafblind
description O presente texto, de abordagem qualitativa, construído a partir de revisão de literatura e resgate de registros audiovisuais da pesquisa de um professor de matemática em uma unidade especializada na educação de surdos no município de Belém/PA, no ano de 2008, tem por objetivo refletir acerca da importância do re/conhecer a individualidade do sujeito e a necessidade de encontrar uma forma de comunicação que permita uma interação para o processo socioeducacional, a partir de um episódio em aulas de matemáticas com alunos surdos e uma aluna surdocega. Para isso, o texto está constituído em três episódios que apresentam reflexões sobre a educação matemática e inclusão de alunos exclusos dentre um grupo de minoria, em geral, excluídos pela própria sociedade, com o exemplo de Ana, uma aluna surdocega, estudante de uma turma de alunos surdos. Os resultados das reflexões indicam que precisa se conhecer e construir uma comunicação e iteração para que a inclusão ocorra em qualquer ambiente social e educacional, em especial em aulas de matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6999
10.18542/amazrecm.v15i34.6999
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6999
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i34.6999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6999/6043
/*ref*/ALMEIDA, W.G. A educação de surdocegos: novos olhares sobre a diferença. In: ALMEIDA, W.G. (org.). Educação de surdos: formação, estratégias e prática docente. Ilhéus: Editus, 2015.
/*ref*/ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
/*ref*/BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008..
/*ref*/BUCCIO, M. I.; BUCCIO, P. A. Educação Especial: uma história em construção. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
/*ref*/CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédia Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. Volume 2: Sinais de I a Z. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2012.
/*ref*/D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986..
/*ref*/D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Editora Papirus, 2008.
/*ref*/DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 2002.
/*ref*/FERREIRA, A. B. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.11a. Curitiba: Positivo, 2004. 1 CD-ROM.
/*ref*/FIORIENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. São Paulo: Autores associados, 2007.
/*ref*/INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Conceituando a surdocegueira. 2018. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/paas/308-conceituando-a-surdocegueira. Acesso em: 10 mar. 2019.
/*ref*/LIMA, M. S. Surdez, bilingüismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. 2004. 261f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
/*ref*/MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
/*ref*/PINTO, C. R. Foucault e as constituições brasileiras: quando a lepra e a peste encontram os nossos excluídos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 2000.
/*ref*/PONTE, J. P. et al. Didáctica da Matemática. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 1997.
/*ref*/RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
/*ref*/SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. Inclusão em Educação: uma visão geral. In: SANTOS, M. P.; PAULINO, M. M. (org.). Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas. 2. ed. 3. reimpr. São Paulo: Cortez, 2008.
/*ref*/SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
/*ref*/SMITH, M.; RYNDAK, D. Estratégias práticas para comunicação com todos os alunos. In: STAINBACK, S. e STAINBACK, W. (org.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999..
/*ref*/SOARES, J. B. Dicionário de Matemática. 5. ed. São Paulo: Hemus, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 188-199
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 188-199
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465144273534976