Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade Souza, Jorge Raimundo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valente, José Alexandre da Silva, Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de, Brito, Licurgo Peixoto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3194
Resumo: This research had as objective to analyze the use of the STS approach departing from the development of interdisciplinary islands of rationality (IIR) with natural science licentiateship students in the city of Breves, in Marajó Island (PA). This course emphasizes the knowledge from Chemistry, Physics, Biology and Geoscience. The research was developed in the discipline "Teacher Practice for the Teaching of Science: Education in Science and Technology", which culminated with the construction of a IIR. For this analysis, besides the development of IIR, a questionnaire was applied to identify prior knowledge. The analysis was performed from the products of IIR, responses from questionnaires and from observations of the researcher in the context of an action research. It was concluded that the use of the STS approach, departing from IRR, contributes to make evident the relation between scientific knowledge and everyday life.
id UFPA-7_20dc8a4f2073183013f7561a5ff9d396
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3194
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, BrazilIlhas interdisciplinares de racionalidade no ensino de ciências: uma experiência didática no PARFOR na Ilha do Marajó, Pará, BrasilSTS; interdisciplinary islands of rationality; science teachingCTS; ilhas iterdisciplinares de racionalidade; ensino de ciênciasThis research had as objective to analyze the use of the STS approach departing from the development of interdisciplinary islands of rationality (IIR) with natural science licentiateship students in the city of Breves, in Marajó Island (PA). This course emphasizes the knowledge from Chemistry, Physics, Biology and Geoscience. The research was developed in the discipline "Teacher Practice for the Teaching of Science: Education in Science and Technology", which culminated with the construction of a IIR. For this analysis, besides the development of IIR, a questionnaire was applied to identify prior knowledge. The analysis was performed from the products of IIR, responses from questionnaires and from observations of the researcher in the context of an action research. It was concluded that the use of the STS approach, departing from IRR, contributes to make evident the relation between scientific knowledge and everyday life.A pesquisa teve como objetivo analisar o uso da abordagem CTS a partir do desenvolvimento de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) com alunos de Licenciatura em Ciências Naturais, na cidade de Breves, Ilha do Marajó (PA). Este curso enfatiza conhecimentos de Química, Física, Biologia e Geociências. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina “Prática Docente para o Ensino de Ciências: Educação em Ciências e Tecnologia”, culminando com a construção de uma IIR. Para esta análise, além do desenvolvimento da IIR, aplicou-se um questionário para identificação de conhecimentos prévios. A análise foi realizada a partir dos produtos da IIR, das respostas aos questionários e das observações do pesquisador no contexto de uma pesquisa-ação. Conclui-se que o uso da abordagem CTS, a partir de IIR, contribui para evidenciar a relação entre os conhecimentos científicos e o cotidiano.Universidade Federal do ParáTrindade Souza, Jorge Raimundo daValente, José Alexandre da SilvaAlmeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro deBrito, Licurgo Peixoto de2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/319410.18542/amazrecm.v12i24.3194Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 12, n. 24 (2016); 85-98Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 12, n. 24 (2016); 85-982317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3194/3741/*ref*/BRITO, L.P.; GOMES, N.F. O ensino de física através de temas no atual cenário do ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 6, 2007, Florianópolis-SC. Anais..., Florianópolis-SC Florianópolis-SC: ABRAPEC, 2007./*ref*/CARLETTO, M.R; PINHEIRO, N.A.M. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. Investigações em Ensino de Ciências – V15(3), p. 507-525, 2010./*ref*/FOUREZ, G. Alfabetización Científica Y Tecnológica: Acerca de lãs finalidades de la ensenanza de lãs ciências. Buenos Aires, Argentina. Ediciones Colihue, 1997. 249 p./*ref*/GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/LIMA, A.C.C.V.; PALHETA, F.C.; DIAS, L.S.; PINHEIRO, S. C. V. Ciências na Amazônia: o viver e o saber do povo das águas. Belém: NPADC / UFPA, 2006./*ref*/NEHRING, C.M.; SILVA, C.C.; TRINDADE, J.A.O.; PIETROCOLA, M.; LEITE, R.C.M.; PINHEIRO, T.F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de Projetos. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.1, p. 1-18, março, 2002./*ref*/PIETROCOLA, M. O. Construção e realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.4, n.3, p. 213-227, dezembro. 1999./*ref*/PINHEIRO, T.F.; PINHO-ALVES, J. Ilhas de racionalidade: experiências interdisciplinares na segunda série do ensino médio. In: Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola, 4, 2005, Lajeado (RS). Anais... Lajeado (RS): 2005./*ref*/RICARDO, E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v.1, especial, nov. 2007./*ref*/RICARDO, E. C.; CUSTÓDIO, J. F.; REZENDE JUNIOR, M.F.; ALVES FILHO, J.P. A Abordagem CTS e a Alfabetização Científica e Tecnológica: conflitos e aproximações. In: Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2004, 3 Aveiro. Anais..., 2004./*ref*/SANTOS, W.L.P. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W.L.P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 1, p. 21-48./*ref*/SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001./*ref*/SANTOS, W.L.P.; SCHNETZLER, R.P. Função social: O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, novembro, 1996./*ref*/SIQUEIRA, Josiane Bernz; GAERTNER, Rosinéte. Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. Simpósio Nacional de Ensino e Ciência e Tecnologia (SINECT), 4, 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): SINECT, 2014./*ref*/SOUSA, R.G. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: Prática CTS construída a partir de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará. Belém, 2007./*ref*/THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/VAITSMAN, E.P.; VAITSMAN, D.S. Química & meio ambiente. Rio de janeiro: Interciência, 2006.Direitos autorais 2016 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:33Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3194Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:33Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
Ilhas interdisciplinares de racionalidade no ensino de ciências: uma experiência didática no PARFOR na Ilha do Marajó, Pará, Brasil
title Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
spellingShingle Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
Trindade Souza, Jorge Raimundo da
STS; interdisciplinary islands of rationality; science teaching
CTS; ilhas iterdisciplinares de racionalidade; ensino de ciências
title_short Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
title_full Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
title_fullStr Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
title_full_unstemmed Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
title_sort Interdisciplinary islands of rationality in science teaching: a teaching experience in PARFOR Marajó Island, Pará, Brazil
author Trindade Souza, Jorge Raimundo da
author_facet Trindade Souza, Jorge Raimundo da
Valente, José Alexandre da Silva
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Brito, Licurgo Peixoto de
author_role author
author2 Valente, José Alexandre da Silva
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Brito, Licurgo Peixoto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade Souza, Jorge Raimundo da
Valente, José Alexandre da Silva
Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
Brito, Licurgo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv STS; interdisciplinary islands of rationality; science teaching
CTS; ilhas iterdisciplinares de racionalidade; ensino de ciências
topic STS; interdisciplinary islands of rationality; science teaching
CTS; ilhas iterdisciplinares de racionalidade; ensino de ciências
description This research had as objective to analyze the use of the STS approach departing from the development of interdisciplinary islands of rationality (IIR) with natural science licentiateship students in the city of Breves, in Marajó Island (PA). This course emphasizes the knowledge from Chemistry, Physics, Biology and Geoscience. The research was developed in the discipline "Teacher Practice for the Teaching of Science: Education in Science and Technology", which culminated with the construction of a IIR. For this analysis, besides the development of IIR, a questionnaire was applied to identify prior knowledge. The analysis was performed from the products of IIR, responses from questionnaires and from observations of the researcher in the context of an action research. It was concluded that the use of the STS approach, departing from IRR, contributes to make evident the relation between scientific knowledge and everyday life.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3194
10.18542/amazrecm.v12i24.3194
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3194
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v12i24.3194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3194/3741
/*ref*/BRITO, L.P.; GOMES, N.F. O ensino de física através de temas no atual cenário do ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 6, 2007, Florianópolis-SC. Anais..., Florianópolis-SC Florianópolis-SC: ABRAPEC, 2007.
/*ref*/CARLETTO, M.R; PINHEIRO, N.A.M. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. Investigações em Ensino de Ciências – V15(3), p. 507-525, 2010.
/*ref*/FOUREZ, G. Alfabetización Científica Y Tecnológica: Acerca de lãs finalidades de la ensenanza de lãs ciências. Buenos Aires, Argentina. Ediciones Colihue, 1997. 249 p.
/*ref*/GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.
/*ref*/LIMA, A.C.C.V.; PALHETA, F.C.; DIAS, L.S.; PINHEIRO, S. C. V. Ciências na Amazônia: o viver e o saber do povo das águas. Belém: NPADC / UFPA, 2006.
/*ref*/NEHRING, C.M.; SILVA, C.C.; TRINDADE, J.A.O.; PIETROCOLA, M.; LEITE, R.C.M.; PINHEIRO, T.F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de Projetos. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.1, p. 1-18, março, 2002.
/*ref*/PIETROCOLA, M. O. Construção e realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.4, n.3, p. 213-227, dezembro. 1999.
/*ref*/PINHEIRO, T.F.; PINHO-ALVES, J. Ilhas de racionalidade: experiências interdisciplinares na segunda série do ensino médio. In: Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola, 4, 2005, Lajeado (RS). Anais... Lajeado (RS): 2005.
/*ref*/RICARDO, E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v.1, especial, nov. 2007.
/*ref*/RICARDO, E. C.; CUSTÓDIO, J. F.; REZENDE JUNIOR, M.F.; ALVES FILHO, J.P. A Abordagem CTS e a Alfabetização Científica e Tecnológica: conflitos e aproximações. In: Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2004, 3 Aveiro. Anais..., 2004.
/*ref*/SANTOS, W.L.P. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W.L.P.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Cap. 1, p. 21-48.
/*ref*/SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001.
/*ref*/SANTOS, W.L.P.; SCHNETZLER, R.P. Função social: O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, novembro, 1996.
/*ref*/SIQUEIRA, Josiane Bernz; GAERTNER, Rosinéte. Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. Simpósio Nacional de Ensino e Ciência e Tecnologia (SINECT), 4, 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): SINECT, 2014.
/*ref*/SOUSA, R.G. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: Prática CTS construída a partir de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará. Belém, 2007.
/*ref*/THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
/*ref*/VAITSMAN, E.P.; VAITSMAN, D.S. Química & meio ambiente. Rio de janeiro: Interciência, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 12, n. 24 (2016); 85-98
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 12, n. 24 (2016); 85-98
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068756322615296