Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lucas André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Agudo, Marcela de Moraes, Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2535
Resumo: This study analyzed the participatory dimension in two environmental projects that were carried out in a popular district of Bauru, São Paulo, Brazil. For the analysis of environmental projects, given the diversity of concepts and theoretical and practical environmental education approaches contained therein, we chose inserted theoretical foundation in established aspect as critical environmental education. Thus, the analysis and interpretation of delimited projects had the objective of contributing to the participatory dimension of environmental education process, seeking to further reflection on some of its principles from the perspective of critical environmental education.
id UFPA-7_24d90bc847d848c71a061753dccd6064
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2535
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, BrazilAnálise do processo participativo em projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru/SPenvironmental projects; participatory process; environmental educationprojetos ambientais; processo participativo; educação ambientalThis study analyzed the participatory dimension in two environmental projects that were carried out in a popular district of Bauru, São Paulo, Brazil. For the analysis of environmental projects, given the diversity of concepts and theoretical and practical environmental education approaches contained therein, we chose inserted theoretical foundation in established aspect as critical environmental education. Thus, the analysis and interpretation of delimited projects had the objective of contributing to the participatory dimension of environmental education process, seeking to further reflection on some of its principles from the perspective of critical environmental education.Este trabalho buscou analisar a dimensão participativa em dois projetos ambientais que foram realizados em um bairro popular de Bauru/SP. Para a análise dos projetos ambientais, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas de educação ambiental neles existentes, optamos pela fundamentação teórica inserida na vertente estabelecida como educação ambiental crítica. Assim, a análise e interpretação dos projetos delimitados tiveram o objetivo de contribuir para a dimensão participativa do processo educativo ambiental, buscando o aprofundamento da reflexão sobre alguns de seus princípios na perspectiva da educação ambiental crítica.Universidade Federal do ParáTeixeira, Lucas AndréAgudo, Marcela de MoraesTalamoni, Jandira Liria Biscalquini2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/253510.18542/amazrecm.v12i23.2535Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 12, n. 23 (2015); 70-84Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 12, n. 23 (2015); 70-842317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2535/2763/*ref*/ALMEIDA, I. P. (Re)colorir o presente pela aquarela da memória ambiental: pesquisa ação participativa em um bairro de Bauru. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979./*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991./*ref*/DEMO, P. Pesquisa Participante: usos e abusos. IN: TOZONI-REIS, M. F. de C. (Org.) A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007, p. 57-81./*ref*/GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11ª Ed, Campinas: Papirus, 2007./*ref*/JANKE, N. Pesquisa-ação-participativa: compartilhando conhecimentos. 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005./*ref*/LÉVY-STRAUSS, C. Aula Inaugural. In: ZALUAR, A. (org.) Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 211-244./*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007./*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986./*ref*/SAVIANI, D. Escola e democracia. 38ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2006./*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Critica. Campinas: Autores Associados, 2005./*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C.F.B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007a, p. 177-221./*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceria construída pela identificação teórica e metodológica. In: TOZONI-REIS, M.F.C. A pesquisa ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007b, p. 121-161./*ref*/TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006./*ref*/VIEZZER, M. L. Pesquisa-ação-participante (PAP): origens e avanços. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.277-294.Direitos autorais 2015 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:31Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2535Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:31Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
Análise do processo participativo em projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru/SP
title Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
spellingShingle Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
Teixeira, Lucas André
environmental projects; participatory process; environmental education
projetos ambientais; processo participativo; educação ambiental
title_short Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
title_full Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
title_fullStr Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
title_full_unstemmed Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
title_sort Analysis of the participatory process in environmental projects in a district of Bauru, São Paulo, Brazil
author Teixeira, Lucas André
author_facet Teixeira, Lucas André
Agudo, Marcela de Moraes
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
author_role author
author2 Agudo, Marcela de Moraes
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lucas André
Agudo, Marcela de Moraes
Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
dc.subject.por.fl_str_mv environmental projects; participatory process; environmental education
projetos ambientais; processo participativo; educação ambiental
topic environmental projects; participatory process; environmental education
projetos ambientais; processo participativo; educação ambiental
description This study analyzed the participatory dimension in two environmental projects that were carried out in a popular district of Bauru, São Paulo, Brazil. For the analysis of environmental projects, given the diversity of concepts and theoretical and practical environmental education approaches contained therein, we chose inserted theoretical foundation in established aspect as critical environmental education. Thus, the analysis and interpretation of delimited projects had the objective of contributing to the participatory dimension of environmental education process, seeking to further reflection on some of its principles from the perspective of critical environmental education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2535
10.18542/amazrecm.v12i23.2535
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2535
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v12i23.2535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2535/2763
/*ref*/ALMEIDA, I. P. (Re)colorir o presente pela aquarela da memória ambiental: pesquisa ação participativa em um bairro de Bauru. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991.
/*ref*/DEMO, P. Pesquisa Participante: usos e abusos. IN: TOZONI-REIS, M. F. de C. (Org.) A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007, p. 57-81.
/*ref*/GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11ª Ed, Campinas: Papirus, 2007.
/*ref*/JANKE, N. Pesquisa-ação-participativa: compartilhando conhecimentos. 2005. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.
/*ref*/LÉVY-STRAUSS, C. Aula Inaugural. In: ZALUAR, A. (org.) Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 211-244.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007.
/*ref*/LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
/*ref*/LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
/*ref*/SAVIANI, D. Escola e democracia. 38ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
/*ref*/SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Critica. Campinas: Autores Associados, 2005.
/*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C.F.B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007a, p. 177-221.
/*ref*/TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceria construída pela identificação teórica e metodológica. In: TOZONI-REIS, M.F.C. A pesquisa ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume; Fapesp; Botucatu: Fundibio, 2007b, p. 121-161.
/*ref*/TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
/*ref*/VIEZZER, M. L. Pesquisa-ação-participante (PAP): origens e avanços. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.277-294.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 12, n. 23 (2015); 70-84
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 12, n. 23 (2015); 70-84
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145841156096