Motivações e crenças de professores que se engajam em feiras de ciências: o caso da Feira de Ciências da UFCAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Amélia Cândida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Simara Maria Tavares, Faleiro, Wender
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12745
Resumo: As Feiras de Ciências são espaços de atividades pedagógicas e culturais com elevado potencial motivacional para o ensino e a prática científica na Educação Básica. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada na cidade de Catalão, Goiás, realiza anualmente, desde 2012, a Feira de Ciências da UFCAT, que consiste em um projeto de extensão da Instituição em parceria com as escolas de Educação Básica. A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos.
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A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos.Science Fairs are spaces for pedagogical and cultural activities with high motivational potential for teaching and scientific practice in Basic Education. Federal University of Catalão (UFCAT), located in the city of Catalão, Goiás, performs annually UFCAT Science Fair since 2012, which consists of an extension project of the University in partnership with Basic Education Schools. Present research aimed to understand the motivations of Teacher-advisor of Natural Sciences who are dedicated to guiding investigative projects to be presented by Basic Education students at UFCAT Science Fairs. The research presents a qualitative approach, with the use of online questionnaires and semi-structured interviews as data construction instruments. The Research participants were teacher-advisors of projects of high school students enrolled in the 8th edition of UFCAT Science Fair, carried out in 2019, who had training or who taught subjects in the area of Natural Sciences. According to results obtained from the Discursive Textual Analysis methodology, teachers-advisors have the student as their main reason to participate in the Science Fair, encompassing the act of teaching and the search for methodological strategies that contribute to the improvement of the teaching and learning process. It is also verified that professional recognition is another point that allows the motivation of teachers-advisors. It is also worth noting that the data showed that the Science Fair is an important training moment, as it encourages participants to carry out research and be in an environment of knowledge exchange.Universidade Federal do ParáMachado, Maria Amélia CândidaNunes, Simara Maria TavaresFaleiro, Wender2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1274510.18542/amazrecm.v18i40.12745Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of PrintAmazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print2317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12745/9020/*ref*/ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares. 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