Motivações e crenças de professores que se engajam em feiras de ciências: o caso da Feira de Ciências da UFCAT
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12745 |
Resumo: | As Feiras de Ciências são espaços de atividades pedagógicas e culturais com elevado potencial motivacional para o ensino e a prática científica na Educação Básica. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada na cidade de Catalão, Goiás, realiza anualmente, desde 2012, a Feira de Ciências da UFCAT, que consiste em um projeto de extensão da Instituição em parceria com as escolas de Educação Básica. A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos. |
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Motivações e crenças de professores que se engajam em feiras de ciências: o caso da Feira de Ciências da UFCATMotivations and beliefs of teachers who engage in science fairs: the case of the UFCAT Science Fair SciencesPráticas científicas investigativas; educação básica; feiras de ciências; professores-orientadoresInvestigative scientific practices; basic education; science fairs; teacher-advisors.As Feiras de Ciências são espaços de atividades pedagógicas e culturais com elevado potencial motivacional para o ensino e a prática científica na Educação Básica. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada na cidade de Catalão, Goiás, realiza anualmente, desde 2012, a Feira de Ciências da UFCAT, que consiste em um projeto de extensão da Instituição em parceria com as escolas de Educação Básica. A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos.Science Fairs are spaces for pedagogical and cultural activities with high motivational potential for teaching and scientific practice in Basic Education. Federal University of Catalão (UFCAT), located in the city of Catalão, Goiás, performs annually UFCAT Science Fair since 2012, which consists of an extension project of the University in partnership with Basic Education Schools. Present research aimed to understand the motivations of Teacher-advisor of Natural Sciences who are dedicated to guiding investigative projects to be presented by Basic Education students at UFCAT Science Fairs. The research presents a qualitative approach, with the use of online questionnaires and semi-structured interviews as data construction instruments. The Research participants were teacher-advisors of projects of high school students enrolled in the 8th edition of UFCAT Science Fair, carried out in 2019, who had training or who taught subjects in the area of Natural Sciences. According to results obtained from the Discursive Textual Analysis methodology, teachers-advisors have the student as their main reason to participate in the Science Fair, encompassing the act of teaching and the search for methodological strategies that contribute to the improvement of the teaching and learning process. It is also verified that professional recognition is another point that allows the motivation of teachers-advisors. It is also worth noting that the data showed that the Science Fair is an important training moment, as it encourages participants to carry out research and be in an environment of knowledge exchange.Universidade Federal do ParáMachado, Maria Amélia CândidaNunes, Simara Maria TavaresFaleiro, Wender2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1274510.18542/amazrecm.v18i40.12745Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of PrintAmazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print2317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12745/9020/*ref*/ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares. A construção de conhecimento científicos e críticos a partir de Feiras de Ciências. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 1, p. 144-160, abril, 2020./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018./*ref*/BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2006./*ref*/BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno orientado a metas de realização. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 58- 77, 2009./*ref*/COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; MOREIRA, Marcos Dionizio; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. Amazônida (UFAM), v. 3, p. 40-59, 2018./*ref*/DECI, Edward. L.; RYAN, Richard. M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, vol. 11, no. 4, p. 227-268, 2000./*ref*/DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1998./*ref*/DORNFELD, Carolina Buso; MALTONI, Kátia Luciene. A Feira de Ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, p. 42-58, 2011./*ref*/FARIAS, Lucina de Nazaré; GONÇALVES; Terezinha Valim Oliveira. Feira de ciências como espaço de formação e Desenvolvimento de professores e alunos. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 6, pg. 25 – 33, 2007./*ref*/GALLON, Mônica da Silva; SILVA, Carla Melo; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. O papel do professor orientador na visão de um grupo de estudantes de ensino médio. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 6, n. 1, p. 164-180, 2018./*ref*/GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Feiras de ciências e formação de professores. In: PAVÃO, Antônio Carlos, FREITAS, Denise. Quanta ciência há no ensino de ciências. 1. ed. 1. reimpressão. São Carlos: EdUFSCar, p. 207-215, 2011./*ref*/GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: Uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p.143-150, 2004./*ref*/KAIESKI, Nara.; GRINGS, Jacques Andre.; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do whatsapp. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, V. 13 Nº 2, pg. 1 – 10, dezembro, 2015./*ref*/MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2ª ed.Ijuí: UNIJUÍ, 2013./*ref*/MOREIRA, Herivelto. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador docente. 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Cadernos CIMEAC, v. 6. n. 1, p. 91-116, Uberaba, 2016./*ref*/NUNES, Simara Maria Tavares; SANTOS, Marcia Pereira; SOUZA, Crhistiane da Fonseca. A organização da Feira de Ciências da UFCAT e a divulgação científica no Ensino Básico. In: FALEIRO, Wender; NUNES, Simara Maria Tavares; SANTOS, Márcia Pereira. Divulgação Científica das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas. 1. ed. Goiânia: - Goiânia: Kelps, p. 167-190, 2020./*ref*/OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; SILVA, Adriana Cruz. Feiras de Ciências e Pibid Física: articulando ações para formação docente. Ciência em Tela, v. 8, p. 1-9, 2015./*ref*/PAIVA, Ana; PAES, Edineide; FRANCISCO, Manuela; CAVRAL, Cabral. Os métodos interpretativos e a entrevista online na investigação qualitativa. Sem@research, pg. 1 – 13, maio, 2011./*ref*/PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques; BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. 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Faculdade Ciências, Bauru, 2009.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:16Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/12745Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:16Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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