Feira de Ciências : um guia básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256924 |
Resumo: | As Feiras de Ciências no contexto escolar têm como estratégia de aprendizado a investigação científica. Neste artigo, buscamos destacar a importância do ensino por investigação, proporcionando aos professores iniciantes e de qualquer formação acadêmica, sem muita experiência em Feiras de Ciências, um material didático audiovisual e digital, intitulado Feira de Ciências: um guia básico, que contém informações que abordam os elementos fundamentais para a organização de um evento dessa natureza no ambiente escolar, desenvolvendo assim estratégias de pesquisa para a elaboração de uma Feira de Ciências. Este guia pontua as principais etapas a serem seguidas para estruturação, execução e avaliação de uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental, despertando nos estudantes e professores novas aprendizagens e experiências. |
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Willers, CarolinaCamargo, Tatiana Souza deGallon, Mônica da Silva2023-04-12T03:26:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/256924001159968As Feiras de Ciências no contexto escolar têm como estratégia de aprendizado a investigação científica. Neste artigo, buscamos destacar a importância do ensino por investigação, proporcionando aos professores iniciantes e de qualquer formação acadêmica, sem muita experiência em Feiras de Ciências, um material didático audiovisual e digital, intitulado Feira de Ciências: um guia básico, que contém informações que abordam os elementos fundamentais para a organização de um evento dessa natureza no ambiente escolar, desenvolvendo assim estratégias de pesquisa para a elaboração de uma Feira de Ciências. Este guia pontua as principais etapas a serem seguidas para estruturação, execução e avaliação de uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental, despertando nos estudantes e professores novas aprendizagens e experiências.Science Fairs at Elementary Schools foment scientific investigation as a learning strategy. This article highlights the importance of teaching by investigation which benefits teachers with any academic background, even if they have no experience with Science Fairs. The audiovisual and digital didactic material entitled Science Fair: a Basic Guide contains the fundamental elements for the organization of this kind of event at Elementary Schools, thus developing research strategies for the elaboration of a Science Fair. This guide points out the main steps to be followed for structuring, executing and evaluating a Science Fair at Elementary Schools, providing new learning and experiences for students and teachers.application/pdfporFeira de ciênciasIniciação científicaEnsino fundamental e médioScientific investigationBasic guideScience FairsFeira de Ciências : um guia básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159968.pdf.txt001159968.pdf.txtExtracted Texttext/plain36349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/2/001159968.pdf.txt366bd2578b09ce79cf7ed9b84df0c407MD52ORIGINAL001159968.pdfTexto completoapplication/pdf10785840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/1/001159968.pdfec268b3f930e65e8b20651904b2f6f17MD5110183/2569242023-08-03 03:32:57.046884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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