Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos. |
id |
UFPA-7_292c7b14b06214d8cedf5a11bef5f6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14971 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantinaBiology teacher training stories from the Bragantina Amazonexperiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores.school experiences; (auto)biographical narratives; initial teacher training.O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos.The objective of this work is to investigate the meanings attributed to the school experiences experienced by biology graduates throughout the schooling process, highlighting the relevance of using (auto)biographical narratives as teacher training devices. The investigation took place within the scope of the Degree in Biological Sciences – Campus Bragança of the Federal University of Pará (UFPA) during the Supervised Internship II module. To analyze the reports obtained, we used Discursive Textual Analysis. From the movement of analysis, the analytical axis entitled “School Memories: marks of a journey” emerges from the narratives, in which we obtained an understanding of how the representations and relationships that undergraduates establish with the school contribute and influence personal training and professionalism of teachers.Universidade Federal do ParáCAPESJaques Miranda, Jaine FernandaPeres, Ariadne da Costa2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1497110.18542/amazrecm.v20i44.14971Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 41-55Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 41-552317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971/11013/*ref*/ALVARO, J. T. Aluno – professor, os dois lados de uma mesma moeda: que aprendizagem ficou das duas experiências? In: PERES, L. M. V.; ZANELLA, A. K. (org.). Escritas autobiográficas educativas: o que dizemos e o que eles dizem? Curitiba: CRV, 2011./*ref*/ARCHANGELO, A. O amor e o ódio na vida do professor: passado e presente na busca de elos perdidos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013./*ref*/ARROYO, M. G. IMAGENS QUEBRADAS: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2007./*ref*/BUENO, B. O.; CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras Editora, 1998./*ref*/CATANI, D. B.; BUENO, B.; SOUSA, C. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 151 - 171, dez. 2000. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/199/1/01d00t01.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2019./*ref*/CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 47, p. 47-63, 1996. Disponível em:<http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/803/814>. Acesso em: 22 jan. 2019./*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 89 - 100, jan./abr. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2020./*ref*/CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011./*ref*/CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al (org). Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes Editorial, 1995./*ref*/CRUZ, N. C. Casos pouco prováveis: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental. 2011. 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017./*ref*/CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 23, n. 1/2. Jan./dez. 1997. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59596>. Acesso em: 21 mar. 2019./*ref*/DIAS, C. M. S. Trajetórias, lugares e identidades: imagens-lembranças em processos narrativos de (auto)formação. In: PEREZ, L. M. V.; ZANELLA, A. K. (org.). Escritas autobiográficas educativas: O que dizemos e o que eles dizem?. 1.ed. Curitiba: CRV, 2011./*ref*/DOMINICÉ, P. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988./*ref*/FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. 2. ed. RJ: DP&A, 2001./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. GASTAL, M. L. A.; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 149- 158, mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n1/1516-7313-ciedu-21-01-0149.pdf>. Acesso em: 13 out. 2018./*ref*/GONÇALVES, T. V. O. A pesquisa narrativa e formação de professores: reflexões sobre uma prática formadora. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. R. (org.). Formação e Docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. Eixo Temático I, p. 53-76./*ref*/JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2019./*ref*/JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER. M. (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010./*ref*/JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf>. Acesso em 30 out. 2018./*ref*/LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018./*ref*/LÜDKE, H.; LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A Pesquisa do Professor em Análise. In: Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 9., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista/Pró-Reitoria de Graduação. 2007./*ref*/LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323>. Acesso em: 16 mar. 2019./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016./*ref*/MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 2000./*ref*/NÓVOA, A. A escola como lugar da formação. 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/685>. Acesso em: 02 dez. 2018. NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992./*ref*/SOUZA, E. C. Memórias e trajetórias de escolarização: abordagem experiencial e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Faced, Bahia, n. 8, p. 2-18, 2004./*ref*/PINEAU, G. Experiências de Aprendizagem e História de Vida. in: CARRÉ, P; CASPAR, P. Tratado das Ciências e das Técnicas da Formação. Tradução. Pedro Seixas. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/SAVIANI, D. O. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. In: BERNARDO, M. (Org.). Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989./*ref*/SILVA, V. F.; BASTOS, F. Formação de professores de ciências: Reflexões sobre formação continuada. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012./*ref*/SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-26T13:18:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14971Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-08-26T13:18:53Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina Biology teacher training stories from the Bragantina Amazon |
title |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
spellingShingle |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina Jaques Miranda, Jaine Fernanda experiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores. school experiences; (auto)biographical narratives; initial teacher training. |
title_short |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
title_full |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
title_fullStr |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
title_full_unstemmed |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
title_sort |
Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina |
author |
Jaques Miranda, Jaine Fernanda |
author_facet |
Jaques Miranda, Jaine Fernanda Peres, Ariadne da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Ariadne da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaques Miranda, Jaine Fernanda Peres, Ariadne da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores. school experiences; (auto)biographical narratives; initial teacher training. |
topic |
experiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores. school experiences; (auto)biographical narratives; initial teacher training. |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971 10.18542/amazrecm.v20i44.14971 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v20i44.14971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971/11013 /*ref*/ALVARO, J. T. Aluno – professor, os dois lados de uma mesma moeda: que aprendizagem ficou das duas experiências? In: PERES, L. M. V.; ZANELLA, A. K. (org.). Escritas autobiográficas educativas: o que dizemos e o que eles dizem? Curitiba: CRV, 2011. /*ref*/ARCHANGELO, A. O amor e o ódio na vida do professor: passado e presente na busca de elos perdidos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. /*ref*/ARROYO, M. G. IMAGENS QUEBRADAS: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. /*ref*/BUENO, B. O.; CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras Editora, 1998. /*ref*/CATANI, D. B.; BUENO, B.; SOUSA, C. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 151 - 171, dez. 2000. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/199/1/01d00t01.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2019. /*ref*/CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 47, p. 47-63, 1996. Disponível em:<http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/803/814>. Acesso em: 22 jan. 2019. /*ref*/CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 89 - 100, jan./abr. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2020. /*ref*/CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. /*ref*/CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al (org). Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes Editorial, 1995. /*ref*/CRUZ, N. C. Casos pouco prováveis: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental. 2011. 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. /*ref*/CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 23, n. 1/2. Jan./dez. 1997. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59596>. Acesso em: 21 mar. 2019. /*ref*/DIAS, C. M. S. Trajetórias, lugares e identidades: imagens-lembranças em processos narrativos de (auto)formação. In: PEREZ, L. M. V.; ZANELLA, A. K. (org.). Escritas autobiográficas educativas: O que dizemos e o que eles dizem?. 1.ed. Curitiba: CRV, 2011. /*ref*/DOMINICÉ, P. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. /*ref*/FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. 2. ed. RJ: DP&A, 2001. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. GASTAL, M. L. A.; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 149- 158, mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n1/1516-7313-ciedu-21-01-0149.pdf>. Acesso em: 13 out. 2018. /*ref*/GONÇALVES, T. V. O. A pesquisa narrativa e formação de professores: reflexões sobre uma prática formadora. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. R. (org.). Formação e Docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. Eixo Temático I, p. 53-76. /*ref*/JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2019. /*ref*/JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER. M. (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. /*ref*/JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004. /*ref*/PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf>. Acesso em 30 out. 2018. /*ref*/LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018. /*ref*/LÜDKE, H.; LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A Pesquisa do Professor em Análise. In: Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 9., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista/Pró-Reitoria de Graduação. 2007. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323>. Acesso em: 16 mar. 2019. /*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016. /*ref*/MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 2000. /*ref*/NÓVOA, A. A escola como lugar da formação. 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/685>. Acesso em: 02 dez. 2018. NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992. /*ref*/SOUZA, E. C. Memórias e trajetórias de escolarização: abordagem experiencial e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Revista Faced, Bahia, n. 8, p. 2-18, 2004. /*ref*/PINEAU, G. Experiências de Aprendizagem e História de Vida. in: CARRÉ, P; CASPAR, P. Tratado das Ciências e das Técnicas da Formação. Tradução. Pedro Seixas. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/SAVIANI, D. O. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. In: BERNARDO, M. (Org.). Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989. /*ref*/SILVA, V. F.; BASTOS, F. Formação de professores de ciências: Reflexões sobre formação continuada. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012. /*ref*/SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 41-55 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 41-55 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1809465145515048960 |