Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques Miranda, Jaine Fernanda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Peres, Ariadne da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos.
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spelling Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantinaBiology teacher training stories from the Bragantina Amazonexperiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores.school experiences; (auto)biographical narratives; initial teacher training.O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos.The objective of this work is to investigate the meanings attributed to the school experiences experienced by biology graduates throughout the schooling process, highlighting the relevance of using (auto)biographical narratives as teacher training devices. The investigation took place within the scope of the Degree in Biological Sciences – Campus Bragança of the Federal University of Pará (UFPA) during the Supervised Internship II module. To analyze the reports obtained, we used Discursive Textual Analysis. From the movement of analysis, the analytical axis entitled “School Memories: marks of a journey” emerges from the narratives, in which we obtained an understanding of how the representations and relationships that undergraduates establish with the school contribute and influence personal training and professionalism of teachers.Universidade Federal do ParáCAPESJaques Miranda, Jaine FernandaPeres, Ariadne da Costa2024-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1497110.18542/amazrecm.v20i44.14971Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 20, n. 44 (2024); 41-55Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 20, n. 44 (2024); 41-552317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14971/11013/*ref*/ALVARO, J. T. Aluno – professor, os dois lados de uma mesma moeda: que aprendizagem ficou das duas experiências? In: PERES, L. M. V.; ZANELLA, A. K. (org.). Escritas autobiográficas educativas: o que dizemos e o que eles dizem? Curitiba: CRV, 2011./*ref*/ARCHANGELO, A. O amor e o ódio na vida do professor: passado e presente na busca de elos perdidos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013./*ref*/ARROYO, M. G. IMAGENS QUEBRADAS: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2007./*ref*/BUENO, B. O.; CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras Editora, 1998./*ref*/CATANI, D. B.; BUENO, B.; SOUSA, C. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. 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