Filosofia da ciência, ensino de ciências e psicanálise: Explorando analogias

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Autor(a) principal: Villani, Alberto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1483
Resumo: Desenvolveremos um esquema referente às atitudes dos cientistas frente ao conhecimento científico, tendo como referência, de um lado, o debate entre Kuhn, Pepper, Lakatos e Feyerabend e, de outro, conceitos da psicanálise lacaniana. Em seguida, exploraremos esse esquema com uma analogia que nos permitirá elaborar novas interpretações para a educação em Ciências.
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spelling Filosofia da ciência, ensino de ciências e psicanálise: Explorando analogiasScience philosophy, science teaching and psycoanalysis: exploring analogiesanalogias; psicanálise e educação; filosofia da ciênciaanalogies; psycoanalysis and education; science education and philosophyDesenvolveremos um esquema referente às atitudes dos cientistas frente ao conhecimento científico, tendo como referência, de um lado, o debate entre Kuhn, Pepper, Lakatos e Feyerabend e, de outro, conceitos da psicanálise lacaniana. Em seguida, exploraremos esse esquema com uma analogia que nos permitirá elaborar novas interpretações para a educação em Ciências.This article presents a scheme to understand scientists attitudes towards scientific knowledge using as references: Kuhn, Popper, Lakatos and Feyerabend on one side and Lacan's psycoanalytical concepts on the other. Such scheme is used to build an analogy in ellaboration of new interpretations about Science EducationUniversidade Federal do ParáCNPqVillani, Alberto2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/148310.18542/amazrecm.v1i0.1483Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 63-72Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 63-722317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1483/1874/*ref*/ARRUDA, S. M. & VILLANI, A. 2001. Formação em serviço de professores de Ciências no Brasil: contribuições da psicanálise. ATAS III. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. CD-ROM 12 p./*ref*/BAIRD, J. R. 1997. Orientaciones para um efectivo desarrollo professional del docente. 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