Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Régis, Cícero Roberto Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.
id UFPA-7_379a8a9232d7c00564b82110a37866a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1702
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internetDistance education and the continuous formation in Science: the courses' configuration via internetformação de professores de ciências; educação continuada a distância; tecnologias de informação e comunicação via internetformation of science teachers; continuous distance education; information and communication technology via internetEste artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.This article shows a research about the necessary conditions for the use of distance education via Internet in actions of continuous formation of Science teachers. The investigation aimed to show indicatives for one proposal for the use of this kind of teaching for Science teachers in the state of Path. The methodology used was the narrative and it was analysed the data obtained during the formation courses that had as a support the virtual environment eProinfo/MEC. The results shows us the lack of hability of those teachers concerning to the image of the necessary distance interaction and also the prejudice and not confidence that was manifested by them. The indicatives referred in a priority way to the preparation of those people for the environment, and also the methodological update in relation to distance education for educatorsUniversidade Federal do ParáLima, Ana Cristina Cristo VizeuRégis, Cícero Roberto Teixeira2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/170210.18542/amazrecm.v6i0.1702Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 40-46Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 40-462317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702/2107/*ref*/ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2006./*ref*/CONNELLY, F. M,; CLANDININ D.J. Relatos de Experiencia e Investigación Narrrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobrenarrativa y educación. Barcelona: Editorial Alertes, 1995./*ref*/KACHAR, V. (2003). Realização de Projetos Baseados em Texto. In: VALENTE, A (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003./*ref*/NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1995./*ref*/SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. Edições Loyola, São Paulo, 2003./*ref*/VALENTE, A (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.Direitos autorais 2010 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1702Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:12Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
Distance education and the continuous formation in Science: the courses' configuration via internet
title Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
spellingShingle Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu
formação de professores de ciências; educação continuada a distância; tecnologias de informação e comunicação via internet
formation of science teachers; continuous distance education; information and communication technology via internet
title_short Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
title_full Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
title_fullStr Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
title_full_unstemmed Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
title_sort Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet
author Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu
author_facet Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu
Régis, Cícero Roberto Teixeira
author_role author
author2 Régis, Cícero Roberto Teixeira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu
Régis, Cícero Roberto Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores de ciências; educação continuada a distância; tecnologias de informação e comunicação via internet
formation of science teachers; continuous distance education; information and communication technology via internet
topic formação de professores de ciências; educação continuada a distância; tecnologias de informação e comunicação via internet
formation of science teachers; continuous distance education; information and communication technology via internet
description Este artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702
10.18542/amazrecm.v6i0.1702
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v6i0.1702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1702/2107
/*ref*/ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
/*ref*/CONNELLY, F. M,; CLANDININ D.J. Relatos de Experiencia e Investigación Narrrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobrenarrativa y educación. Barcelona: Editorial Alertes, 1995.
/*ref*/KACHAR, V. (2003). Realização de Projetos Baseados em Texto. In: VALENTE, A (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
/*ref*/NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1995.
/*ref*/SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. Edições Loyola, São Paulo, 2003.
/*ref*/VALENTE, A (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 40-46
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 40-46
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754201346048