Percepções de licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais: um olhar sobre as observações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Valéria Risuenho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7574
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa intitulado "Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental" e discuti-los. O projeto foi desenvolvido na turma de Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Quanto à avaliação formativa, ancoramo-nos em Fernandes (2008); sobre a concepção de que a avaliação precisa objetivar a melhoria das aprendizagens, assentamo-nos em Borralho, Lucena e Brito (2015) e no que diz respeito à proposição de práticas avaliativas formais e informais, em Mondoni e Lopes (2017). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo desenvolvida por etapas: estudos teóricos, observação, grupo de discussão e análise do material empírico. As análises das transcrições dos grupos evidenciam: prevalência de práticas que não consideram ensino-aprendizagem-avaliação como intrínsecas a um mesmo processo; práticas de ensino pautadas, sobretudo, no uso do livro didático; utilização da avaliação para classificar; uso da prova como instrumento avaliativo predominante nos anos iniciais; rara utilização de feedback; ausência de autoavaliação pelos alunos. Das percepções dos licenciandos, nota-se que embora os professores apresentem um discurso que sinaliza a utilização da avaliação formativa em suas práticas, as observações ainda identificam práticas avaliativas condizentes com características classificatórias, somativas.
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Quanto à avaliação formativa, ancoramo-nos em Fernandes (2008); sobre a concepção de que a avaliação precisa objetivar a melhoria das aprendizagens, assentamo-nos em Borralho, Lucena e Brito (2015) e no que diz respeito à proposição de práticas avaliativas formais e informais, em Mondoni e Lopes (2017). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo desenvolvida por etapas: estudos teóricos, observação, grupo de discussão e análise do material empírico. As análises das transcrições dos grupos evidenciam: prevalência de práticas que não consideram ensino-aprendizagem-avaliação como intrínsecas a um mesmo processo; práticas de ensino pautadas, sobretudo, no uso do livro didático; utilização da avaliação para classificar; uso da prova como instrumento avaliativo predominante nos anos iniciais; rara utilização de feedback; ausência de autoavaliação pelos alunos. Das percepções dos licenciandos, nota-se que embora os professores apresentem um discurso que sinaliza a utilização da avaliação formativa em suas práticas, as observações ainda identificam práticas avaliativas condizentes com características classificatórias, somativas.This article aims to present the results of the research project entitled "Graduates' Perceptions on Learning Assessment in the Early Years of Elementary School" and discuss them. The project was developed in the Teaching Internship II class of the Integrated Degree in Science, Mathematics and Languages at UFPA. As for formative assessment, we are anchored in Fernandes (2008); on the concept that assessment needs to aim at improving learning, we are based on Borralho, Lucena and Brito (2015) and with regard to the proposition of formal and informal assessment practices, in Mondoni and Lopes (2017). Methodologically, it is a descriptive research developed in stages: theoretical studies, observation, discussion group and analysis of the empirical material. The analyzes of the groups' transcripts show: prevalence of practices that do not consider teaching-learning-assessment as intrinsic to the same process; teaching practices based mainly on the use of textbooks; use of evaluation to classify; use of evidence as a predominant assessment tool in the early years; rare use of feedback; absence of self-assessment by students. From the graduates' perceptions, it is noted that although the teachers present a speech that signals the use of formative assessment in their practices, the observations still identify evaluative practices consistent with the classification, summative characteristics.Universidade Federal do ParáPROPESP/UFPAMarques, Valéria Risuenho2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/757410.18542/amazrecm.v16i37.7574Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 255-269Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 255-2692317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7574/6702/*ref*/BLACK, P.; WILLIAM, D. 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