A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marcelo Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moura, Vitor Hugo Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702
Resumo: Este trabalho parte da premissa da extrema relevância que tem o livro didático na atuação docente em sala de aula de Ciências da Natureza e Tecnologias (CNT). Usamos também como premissa as conclusões de diversos pesquisadores da área de Ensino de Física e do Ensino de Ciências em geral a respeito da importância de edificarmos uma visão de ciência mais coerente. Desta forma, nos perguntamos até que ponto e em que profundidade as coleções de CNT do PNLD 2021 debatem aspectos relacionados à Natureza da Ciência (NdC) com o objetivo de proporcionar a construção de uma visão mais fiel da Ciência? Para responder essa pergunta, realizamos uma análise de temas relacionados ao conteúdo de gravitação nas sete coleções de livros de CNT aprovadas no PNLD 2021. Para empreender esta análise, lançamos mão da técnica de Análise de Conteúdo e, principalmente, do referencial teórico de Gil-Pérez et al (2001). Observamos que as coleções aprovadas no PNLD 2021, em geral, não tratam explicitamente de desconstruir visões deformadas de ciência e, portanto, contribuem para perpetuá-las.
id UFPA-7_48be936d3cf95e520481f7bf9074d6d2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14702
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?The approach to the theme “gravitation” in the Natural Science and Technologies collections in the PNLD 2021: what is the "Nature of Science" that they communicate?PNLD; natureza da ciência; ensino de ciências.PNLD; nature of science; science teaching.Este trabalho parte da premissa da extrema relevância que tem o livro didático na atuação docente em sala de aula de Ciências da Natureza e Tecnologias (CNT). Usamos também como premissa as conclusões de diversos pesquisadores da área de Ensino de Física e do Ensino de Ciências em geral a respeito da importância de edificarmos uma visão de ciência mais coerente. Desta forma, nos perguntamos até que ponto e em que profundidade as coleções de CNT do PNLD 2021 debatem aspectos relacionados à Natureza da Ciência (NdC) com o objetivo de proporcionar a construção de uma visão mais fiel da Ciência? Para responder essa pergunta, realizamos uma análise de temas relacionados ao conteúdo de gravitação nas sete coleções de livros de CNT aprovadas no PNLD 2021. Para empreender esta análise, lançamos mão da técnica de Análise de Conteúdo e, principalmente, do referencial teórico de Gil-Pérez et al (2001). Observamos que as coleções aprovadas no PNLD 2021, em geral, não tratam explicitamente de desconstruir visões deformadas de ciência e, portanto, contribuem para perpetuá-las.This work is based on the premise of the extreme relevance of textbooks in teaching in Natural Sciences and Technologies (NST) classrooms. We also use as a premise the conclusions of several researchers in the area of Physics Teaching and Science Teaching in general regarding the importance of building a more coherent vision of science. In this way, we ask ourselves to what extent and in what depth do the PNLD 2021 NST collections debate aspects related to the Nature of Science (NoS) with the aim of providing the construction of a more faithful vision of Science? To answer this question, we carried out an analysis of themes related to the content of gravitation in the seven collections of NST books approved in PNLD 2021. To undertake this analysis, we used the Content Analysis technique and, mainly, Gil-Pérez et al (2001). We observed that the collections approved in PNLD 2021, in general, do not explicitly deal with deconstructing deformed views of science and, therefore, contribute to perpetuating them.Universidade Federal do ParáPró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRNCoelho, Marcelo NunesMoura, Vitor Hugo Lima de2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1470210.18542/amazrecm.v19i43.14702Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 49-67Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 49-672317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702/10730/*ref*/ADÚRIZ-BRAVO, A; IZQUIERDO, M; ESTANY, A. Una propuesta para estructurar la enseñanza de la Filosofia de la Ciencia para el profesorado de Ciencias em formación. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 465-476, 2002./*ref*/ALLCHIN, D. How not to teach history in science. In: FINLEY, F;/*ref*/ALLCHIN, D; RHEES, D; FIFIELD, S. (orgs.) Proceedings of the Third International History, Phylosophy, and Science Teaching Conference..., Minneapolis: University of Minnesota, v. 1, 1995./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017, p. 547./*ref*/BRUZZONE, A. Ciberpopulismo: política e democracia no mundo digital. São Paulo: Contexto, 2021./*ref*/CARVALHO, A. M. P. de; VANNUCCHI, A. I. History, Philosophy and Science Teaching: Some Answers to How? Science Education, v. 9, n. 5, p. 427-448, 2000./*ref*/COSTA, A. C. Negacionistas são os outros? Verdade, engano e interesse na era da pós-verdade. Principia. v. 25, n. 2, p. 305-334, 2021./*ref*/D´ANCONNA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018./*ref*/EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006./*ref*/FANCELLI, U. Populismo e negacionismo: o uso do negacionismo como ferramenta para a manutenção do poder pupulista. Curitiba: Appris, 2021./*ref*/FEYERABEND, P. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011./*ref*/GATTI, S. R. T; SILVA, D.; NARDI, R. História da Ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 7-59, 2010./*ref*/GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001./*ref*/HOTTECKE, D; CELESTINO, C. Why implementing History and Philosophy in school Science Educacion is a challenge: an analysis of obstacles. Science Education, v. 20, n. 3, 2011, p. 293-316./*ref*/KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018./*ref*/LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE A. (orgs.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979./*ref*/LAKATOS, I. History of science and its rational reconstructions. In:/*ref*/HACKING, I. (org.) Scientific revolutions. Hong-Kong: Oxford University, 1983./*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Fìsica, 2006./*ref*/MATTHEWS, M. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995./*ref*/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia Digital do PNLD 2021, 2021. Disponível em <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias> Acesso em 09 fev. 2022./*ref*/PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001./*ref*/PEDUZZI, L. O. Q; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em ensino de ciências. v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020./*ref*/PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar? São Paulo: Editora Contexto, 2020./*ref*/POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013./*ref*/PÓS-VERDADE. In: DICIONÁRIO de Oxford. Oxford: Oxford University Press, 2016. Disponível em <https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/> Acesso em: 08 fev. 2022./*ref*/PRETTO, E. M; GOLDSCHMIDT, A. I; RICHTER, L. História da ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de ciências – ensino fundamental – anos finais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 19, n. 42, p. 177-193, 2023./*ref*/SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências. v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011/*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016./*ref*/TAKIMOTO, E. Como dialogar com um negacionista. São Paulo: Livraria da Física, 2021./*ref*/TEIXEIRA, E. S; GREGA, I. M; FREIRE Jr, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q;/*ref*/MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da UFRN, 2012.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14702Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
The approach to the theme “gravitation” in the Natural Science and Technologies collections in the PNLD 2021: what is the "Nature of Science" that they communicate?
title A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
spellingShingle A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
Coelho, Marcelo Nunes
PNLD; natureza da ciência; ensino de ciências.
PNLD; nature of science; science teaching.
title_short A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
title_full A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
title_fullStr A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
title_full_unstemmed A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
title_sort A abordagem do tema “gravitação” nas coleções de Ciências da Natureza e Tecnologias no PNLD 2021: qual a "Natureza da Ciência" que eles comunicam?
author Coelho, Marcelo Nunes
author_facet Coelho, Marcelo Nunes
Moura, Vitor Hugo Lima de
author_role author
author2 Moura, Vitor Hugo Lima de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN

dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Marcelo Nunes
Moura, Vitor Hugo Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv PNLD; natureza da ciência; ensino de ciências.
PNLD; nature of science; science teaching.
topic PNLD; natureza da ciência; ensino de ciências.
PNLD; nature of science; science teaching.
description Este trabalho parte da premissa da extrema relevância que tem o livro didático na atuação docente em sala de aula de Ciências da Natureza e Tecnologias (CNT). Usamos também como premissa as conclusões de diversos pesquisadores da área de Ensino de Física e do Ensino de Ciências em geral a respeito da importância de edificarmos uma visão de ciência mais coerente. Desta forma, nos perguntamos até que ponto e em que profundidade as coleções de CNT do PNLD 2021 debatem aspectos relacionados à Natureza da Ciência (NdC) com o objetivo de proporcionar a construção de uma visão mais fiel da Ciência? Para responder essa pergunta, realizamos uma análise de temas relacionados ao conteúdo de gravitação nas sete coleções de livros de CNT aprovadas no PNLD 2021. Para empreender esta análise, lançamos mão da técnica de Análise de Conteúdo e, principalmente, do referencial teórico de Gil-Pérez et al (2001). Observamos que as coleções aprovadas no PNLD 2021, em geral, não tratam explicitamente de desconstruir visões deformadas de ciência e, portanto, contribuem para perpetuá-las.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702
10.18542/amazrecm.v19i43.14702
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i43.14702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14702/10730
/*ref*/ADÚRIZ-BRAVO, A; IZQUIERDO, M; ESTANY, A. Una propuesta para estructurar la enseñanza de la Filosofia de la Ciencia para el profesorado de Ciencias em formación. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 465-476, 2002.
/*ref*/ALLCHIN, D. How not to teach history in science. In: FINLEY, F;
/*ref*/ALLCHIN, D; RHEES, D; FIFIELD, S. (orgs.) Proceedings of the Third International History, Phylosophy, and Science Teaching Conference..., Minneapolis: University of Minnesota, v. 1, 1995.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017, p. 547.
/*ref*/BRUZZONE, A. Ciberpopulismo: política e democracia no mundo digital. São Paulo: Contexto, 2021.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P. de; VANNUCCHI, A. I. History, Philosophy and Science Teaching: Some Answers to How? Science Education, v. 9, n. 5, p. 427-448, 2000.
/*ref*/COSTA, A. C. Negacionistas são os outros? Verdade, engano e interesse na era da pós-verdade. Principia. v. 25, n. 2, p. 305-334, 2021.
/*ref*/D´ANCONNA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.
/*ref*/EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
/*ref*/FANCELLI, U. Populismo e negacionismo: o uso do negacionismo como ferramenta para a manutenção do poder pupulista. Curitiba: Appris, 2021.
/*ref*/FEYERABEND, P. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
/*ref*/GATTI, S. R. T; SILVA, D.; NARDI, R. História da Ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 7-59, 2010.
/*ref*/GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação. v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
/*ref*/HOTTECKE, D; CELESTINO, C. Why implementing History and Philosophy in school Science Educacion is a challenge: an analysis of obstacles. Science Education, v. 20, n. 3, 2011, p. 293-316.
/*ref*/KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018.
/*ref*/LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE A. (orgs.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.
/*ref*/LAKATOS, I. History of science and its rational reconstructions. In:
/*ref*/HACKING, I. (org.) Scientific revolutions. Hong-Kong: Oxford University, 1983.
/*ref*/MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Fìsica, 2006.
/*ref*/MATTHEWS, M. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
/*ref*/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia Digital do PNLD 2021, 2021. Disponível em <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias> Acesso em 09 fev. 2022.
/*ref*/PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
/*ref*/PEDUZZI, L. O. Q; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em ensino de ciências. v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.
/*ref*/PILATI, R. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar? São Paulo: Editora Contexto, 2020.
/*ref*/POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
/*ref*/PÓS-VERDADE. In: DICIONÁRIO de Oxford. Oxford: Oxford University Press, 2016. Disponível em <https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/> Acesso em: 08 fev. 2022.
/*ref*/PRETTO, E. M; GOLDSCHMIDT, A. I; RICHTER, L. História da ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de ciências – ensino fundamental – anos finais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 19, n. 42, p. 177-193, 2023.
/*ref*/SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências. v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011
/*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.
/*ref*/TAKIMOTO, E. Como dialogar com um negacionista. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
/*ref*/TEIXEIRA, E. S; GREGA, I. M; FREIRE Jr, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q;
/*ref*/MARTINS, A. F. P; FERREIRA, J. M. H. (orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Editora da UFRN, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 49-67
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 49-67
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068752919986176