A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Heloisa Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252577
Resumo: Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deu grande importância para uma organização curricular por Áreas do Conhecimento e para um ensino interdisciplinar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 teve como critério eliminatório a presença da interdisciplinaridade nos materiais didáticos, tal que os livros passaram a ser organizados pelas áreas, e não mais pelos componentes curriculares. Dessa forma, buscando compreender como essa reorganização ocorreu e como aparece a interdisciplinaridade nesse contexto, realizamos uma análise documental da BNCC, do Guia do PNLD 2021 de Ciências da Natureza e dos livros didáticos selecionados, um de cada uma das sete coleções aprovadas. Os livros foram então classificados entre os níveis multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, com base nas atividades propostas e nos subsídios oferecidos. Os resultados revelam que os materiais ainda estão organizados dentro de uma perspectiva mais próxima da multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, podendo ser consideradas como obras de transição. Além disso, poucos são os subsídios oferecidos, deixando muitas vezes a cargo do professor a responsabilidade de construir um ensino interdisciplinar.
id UNSP_3d3b2712cd29007b281e9ebe45be5efd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252577
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021Interdisciplinarity in Natural Sciences textbooks: reflections on PNLD 2021PNLDLivro DidáticoInterdisciplinaridadeEnsino de FísicaCiências da NaturezaTextbookInterdisciplinarityPhysics TeachingNatural SciencesCom a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deu grande importância para uma organização curricular por Áreas do Conhecimento e para um ensino interdisciplinar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 teve como critério eliminatório a presença da interdisciplinaridade nos materiais didáticos, tal que os livros passaram a ser organizados pelas áreas, e não mais pelos componentes curriculares. Dessa forma, buscando compreender como essa reorganização ocorreu e como aparece a interdisciplinaridade nesse contexto, realizamos uma análise documental da BNCC, do Guia do PNLD 2021 de Ciências da Natureza e dos livros didáticos selecionados, um de cada uma das sete coleções aprovadas. Os livros foram então classificados entre os níveis multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, com base nas atividades propostas e nos subsídios oferecidos. Os resultados revelam que os materiais ainda estão organizados dentro de uma perspectiva mais próxima da multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, podendo ser consideradas como obras de transição. Além disso, poucos são os subsídios oferecidos, deixando muitas vezes a cargo do professor a responsabilidade de construir um ensino interdisciplinar.As the National Common Curricular Base (BNCC) was approved, great importance was given to a curricular organization by areas of knowledge and to interdisciplinary teaching, which led to the 2021 National Textbook Program (PNLD) having as an eliminatory criterion the presence of interdisciplinarity in the didactic material, such that the books are now organized by areas, and not by curricular components. Thus, in order to understand how this reorganization occurred and how interdisciplinarity comes into context, we carried out a documentary analysis of the BNCC, the 2021 PNLD Guide to Natural Sciences and the selected textbooks, one of each of the seven approved collections. The books were then classified into multidisciplinarity, pluridisciplinarity, and interdisciplinarity levels, based on the activities that were proposed and the subsidies that were offered. The results showed that the materials are still organized in a way that is closer to multidisciplinarity or pluridisciplinarity, such that they can be considered transitional materials. Furthermore, there are not many subsidies offered, which leaves to the teacher the responsibility of producing a disciplinary teaching.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)2024-01-10T16:19:47Z2024-01-10T16:19:47Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARCELLOS, Heloisa Fonseca. A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252577porBarcellos, Heloisa Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:23:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:38.777526Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
Interdisciplinarity in Natural Sciences textbooks: reflections on PNLD 2021
title A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
spellingShingle A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
Barcellos, Heloisa Fonseca
PNLD
Livro Didático
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Ciências da Natureza
Textbook
Interdisciplinarity
Physics Teaching
Natural Sciences
title_short A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
title_full A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
title_fullStr A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
title_sort A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021
author Barcellos, Heloisa Fonseca
author_facet Barcellos, Heloisa Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Heloisa Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv PNLD
Livro Didático
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Ciências da Natureza
Textbook
Interdisciplinarity
Physics Teaching
Natural Sciences
topic PNLD
Livro Didático
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Ciências da Natureza
Textbook
Interdisciplinarity
Physics Teaching
Natural Sciences
description Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deu grande importância para uma organização curricular por Áreas do Conhecimento e para um ensino interdisciplinar, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 teve como critério eliminatório a presença da interdisciplinaridade nos materiais didáticos, tal que os livros passaram a ser organizados pelas áreas, e não mais pelos componentes curriculares. Dessa forma, buscando compreender como essa reorganização ocorreu e como aparece a interdisciplinaridade nesse contexto, realizamos uma análise documental da BNCC, do Guia do PNLD 2021 de Ciências da Natureza e dos livros didáticos selecionados, um de cada uma das sete coleções aprovadas. Os livros foram então classificados entre os níveis multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, com base nas atividades propostas e nos subsídios oferecidos. Os resultados revelam que os materiais ainda estão organizados dentro de uma perspectiva mais próxima da multidisciplinaridade ou pluridisciplinaridade, podendo ser consideradas como obras de transição. Além disso, poucos são os subsídios oferecidos, deixando muitas vezes a cargo do professor a responsabilidade de construir um ensino interdisciplinar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
2024-01-10T16:19:47Z
2024-01-10T16:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARCELLOS, Heloisa Fonseca. A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252577
identifier_str_mv BARCELLOS, Heloisa Fonseca. A interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências da Natureza: reflexões sobre o PNLD 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129402314162176